Volta e meia ouço essa pergunta, muitas vezes chega até a ser uma afirmação: 2022 é o ano do podcast! Esse tipo de questão chega a ser engraçada, e já se tornou até uma piada interna para todos que estão há anos já envolvidos com a produção desse tipo de mídia – que já não é mais “alternativa” faz tempo!
O podcast – que já havia ganhado o mundo muito antes – começou a se popularizar de fato no Brasil lá pelos idos de 2018. Desde então, por ser uma mídia altamente imersiva e acessível, se consolidou em sucessos estrondosos, arrebatando milhares e até milhões de ouvintes simultâneos. Programas de temas variados, de cultura a empreendedorismo, de entrevistas a produções jornalísticas, caíram no gosto do grande público. O podcast assumiu de vez seu protagonismo na comunicação da nova era.
Nos últimos tempos, voltei a ouvir a tal afirmação com frequência, motivada pelo sucesso recente de podcasts narrativos, como “A praia dos ossos” e “A mulher da casa abandonada”. Sem dúvida, foram verdadeiros fenômenos, atraindo ouvintes regulares e ajudando a impulsionar ainda mais o interesse pelos podcasts. Mas há todo um universo em transformação no conteúdo produzido em áudio, e não é de hoje.
Recentemente, no meu podcast Transformação Digital, na rádio CBN, conversei com o jornalista Andreh Jonathas, presidente da ABPOD, a Associação Brasileira dos Podcasters. Ninguém melhor do que ele, que está à frente de uma entidade consolidada e representativa dos produtores brasileiros, para nos ajudar nesse exercício de futurismo. Para onde vai o podcast, afinal?
Jonathas acredita que é natural que o podcast sofra transformações, considerando que a tecnologia, conceitualmente, nas palavras dele, não pede licença. Se instala e vai promovendo transformações. Ele destaca o surgimento do vídeocast, que também veio dos Estados Unidos e, embora tenha muita gente por aí resistindo a essa mudança, reforça que tem espaço para todo mundo. Na visão do presidente da ABPOD, mais importante que ficar debatendo o formato do podcast “raiz”, é correr para conhecer as novidades, incrementar sua produção e entender as tendências dos algoritmos, que impactam diretamente as chances do público encontrar os seus programas na internet e nas redes sociais.
Para o produtor, os podcasts estão cada vez mais profissionais e, para se dar bem nessa seara, é fundamental ter seus objetivos definidos e alinhados com aquilo que você está fazendo. Se é para ganhar dinheiro, que exista um planejamento cuidadoso para monetizar seus programas. Se é para se divertir com os amigos, sem compromisso com audiência, tudo bem também! Com expectativas no lugar, todo mundo atinge o que procura.
Durante nosso bate-papo, constatei ainda que compartilhamos, eu e Jonathas, de uma visão muito positiva para o futuro dos podcasts. É um canal de comunicação que irá se consolidar cada vez mais, incorporando todas as evoluções, seja agregando o vídeo, seja com todas as potencialidades expandidas do áudio. E isso vai acontecer de formas diferentes em cada lugar, como lembra o presidente da ABPOD, porque temos inúmeras realidades geográficas, econômicas e sociais, e uma utilização diversa também dessa mídia. O Brasil está entre os principais produtores de podcasts, não é à toa que as grandes distribuidoras têm um olhar especial para essas bandas.
Com o advento também do 5G, o podcast é uma mídia que deve ser incorporada como uma opção viável tanto para grandes empresas, influenciadores e artistas, como igualmente para pessoas que não teriam a possibilidade de apresentar e divulgar suas ideias. E até mesmo, por que não, deve fazer história lá no metaverso, como ressaltou Jonathas.
Para onde quer que vá esse meio, o importante é que, nós, produtores, estaremos por aqui ainda, trabalhando, gravando e, principalmente, escutando podcast, essa forma de expressão e comunicação que, definitivamente, chegou para ficar e mudou nossa maneira de consumir conteúdo de relevância. 2022 não é o ano do podcast afinal, é somente mais um passo em uma evolução contínua, que tornará cada vez mais essencial abrir espaço para revoluções e aprendizados que nos conectam a tudo que nos inspira. Vamos juntos?
Ouça aqui o episódio completo do Transformação Digital CBN com a entrevista do Andreh Jonathas, da ABPOD.