A última edição do Data Stories, da Kantar IBOPE Media, o tema abordado foi Rádio Online. Ao longo de toda a história, a mídia vem passando por transformações e adaptações para se adequar ao mundo atual.
O Data Stories é uma publicação mensal da Kantar IBOPE Media sobre temas atuais e relevantes da indústria de mídia e comunicação. Na edição de abril foram apresentados alguns insights sobre o rádio e o comportamento no digital.
Na mesma intensidade do consumo de podcasts, 28% das pessoas disseram que o rádio online transformou a experiência de consumo da mídia.
Em 2021, foi registrado um aumento de 186% do consumo de rádio online em comparação a 2019 – ano anterior à pandemia de coronavírus.

Esse publico, segundo o estudo, “se destaca pela relação próxima com novas tecnologias e, também, por ter a internet como uma aliada na hora de fazer compras”.
Além disso, smartphones e tablets ainda predominam entre os dispositivos usados para consumo de áudio online, com 57% de uso. Veja abaixo:

Com o avanço da adesão ao rádio online, os podcasts também acabam por se consolidar. De acordo com o estudo, 28% dos ouvintes de rádio também consomem podcasts.
Entre as categorias mais consumidas por esse público estão Comédia/Entretenimento (63%), Notícias/Política (51%) e Negócios/Finanças (44%).
