O mundo está passando por um momento de rápido aumento do consumo de áudio, especialmente quando se fala em podcasts. A pandemia e o isolamento social colaboraram, mas essa é uma tendência nasceu ainda antes.
A Pesquisa Global de Consumidores da Statista, que entrevistou entre mil e 5,7 mil pessoas por país, trouxe dados interessantes. Inclusive para o Brasil.
De 54 países, a Suécia ocupa o topo da lista, com 47% dos entrevistados afirmando ter ouvido pelo menos um podcast nos últimos 12 meses.
Em segundo e terceiro lugar, estão Irlanda e Brasil, respectivamente. São os únicos três países em que mais de 40% dos entrevistados confirmara o consumo da mídia.
Essa informação consolida e valida ainda mais a ideia de marcas começarem a investir em seus próprios podcasts e também de anunciarem em podcasts para estabelecer um contato intenso e, assim, fidelizar seu cliente.
Assim, segundo os dados da mesma pesquisa, o Brasil se destaca até mesmo entre Estados Unidos e Reino Unido, que têm, respectivamente, 34% e 31% das pessoas dizendo já ter ouvido podcasts.
A pesquisa foi realizada entre fevereiro de 2020 e junho de 2021 com pessoas entre 18 e 64 anos. Nesse sentido, os resultados são referente àqueles que confirmaram ter escutado podcasts nos últimos 12 meses do estudo.
