A cada dia que passa, mais e mais ferramentas que utilizam IA no mundo podcaster são divulgadas. Somente aqui no CASTNEWS nós divulgamos recentemente uma IA que cria tweets e posts para blog, outra que permite a contratação de campanhas de patrocínio em autoatendimento, outra que avalia a nota de “civilidade” do seu podcast e mais uma voltada a podcasts corporativos.
Pensando nisso, Katie Paterson, escritora focada em marketing digital e mundo podcaster, divulgou quatro previsões para o mercado nos próximos anos. Segundo ela, a IA não vai dominar os podcasts e tirar os humanos da jogada, mas definitivamente vai mudar algumas regras do jogo.
1. IA e as regulamentações
O primeiro ponto levantado por Katie Paterson é a regulamentação em torno de podcasts e o uso de IA no meio disso tudo. Ela cita Bryan Barletta, do Sounds Profitable, que comentou que grandes marcas temem anunciar seus produtos em podcasts pela falta de regulamentação desse setor. Em outras palavras: marcas não podem arriscar serem associadas a podcasters que dizem o que querem, quando querem.
Para Katie Paterson, a IA vai ter um grande papel nessa regulamentação de podcasts. Como mencionado anteriormente, uma ferramenta que avalia a civilidade do seu podcast foi lançada para que marcas consigam entender o conteúdo de um podcast antes de divulgar seu produto nele – evitando assim podcasts que discutem temas polêmicos, com falas agressivas e impróprias.
O lado positivo disso, segundo a reportagem, é que podcasters vão ter que se responsabilizar caso espalhem desinformação ou narrativas de ódio. Por outro lado, isso pode fazer com que podcasters limitem seu conteúdo, evitando aqueles mais controversos e polêmicos.
2. IA e a barreira linguística
O segundo ponto levantado por Katie Paterson é o uso de IA para romper com barreiras linguísticas. Ela cita o Natural Language Processing (NLP), um ramo da IA que transcreve áudios automaticamente.
Segundo ela, no futuro muito provavelmente veremos podcasters usando essa ferramenta para não apenas transcrever seus episódios, mas também traduzi-los. Ela ainda vai mais longe: usar NLP em conjunto com alguma plataforma de clonagem de voz pode permitir aos podcasters oferecer episódios em diversas línguas.
Katie Paterson cita o seguinte exemplo: imagine um podcaster que cria a transcrição de um episódio usando NPL e traduz a outra língua usando o Google Tradutor mesmo. Em seguida, ele aciona uma IA que clona sua voz e lê o texto traduzido, criando automaticamente – e em questão de minutos – um episódio de podcast na língua em questão. Isso pode ajudar podcasters a alcançar públicos em qualquer lugar do mundo.
3. IA e publicidades
Ainda no campo de clonagem de voz, Katie Paterson levanta mais uma questão: e se essa ferramenta fosse utilizada para clonar vozes de apresentadores e fazê-los “lerem” conteúdos patrocinados?
Ela cita como exemplo a IA radio DJ software, que cumpre exatamente essa função e está sendo vendida para emissoras de rádio.
O problema por trás disso, segundo ela, é que, ao usar a clonagem de voz, você afasta o ouvinte do apresentador, quebrando o vínculo que há entre eles. Ela afirma que propagandas lidas por apresentadores geram um grande impacto no público exatamente por esse vínculo – e usar IA nesse meio pode reduzir o impacto da publicidade no podcast ao longo do tempo, uma vez que os ouvintes podem duvidar daquilo que estão ouvindo.
Katie Paterson vai ainda mais longe: e o que garante que marcas clonem e utilizem vozes de apresentadores sem o consentimento deles?
4. IA vai elevar o valor de conteúdo humano
Com o uso de IA para facilitar trabalhos manuais e romper com barreiras de produção de podcasts, Katie Paterson acredita que veremos um boom ainda maior na produção de novos podcasts. Mas a qualidade será a mesma?
Ela alega que essas novas tecnologias podem animar criadores novatos a publicar podcasts gerados inteiramente com IA, desde a produção até a própria gravação – com o uso da clonagem de voz mencionada anteriormente. Porém, assim como visto durante a pandemia, muitos desses criadores não possuem paixão e comprometimento suficientes para manter o podcast no ar por muito tempo.
Para Katie Paterson, aqueles podcasters que apenas utilizam IA para facilitar seus processos manuais vão se beneficiar dessas tecnologias. Enquanto o mundo fica saturado de conteúdos gerados por IA, aqueles conteúdos gerados por humanos vão se destacar.
A autora finaliza sua publicação dando duas dicas aos leitores: mantenha-se atualizado e continue fazendo o que está fazendo. Por mais que o mundo do podcast esteja mudando e a IA crescendo a cada dia, o importante é seguir produzindo bom conteúdo!