fbpx
  • Quem somos
  • Carreira
  • Contato
8 de dezembro de 2023
CASTNEWS
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • News
    Apple Podcasts

    Carros Tesla terão Apple Podcasts como app nativo

    Google Podcasts

    Agora com data, Google Podcasts será descontinuado nos EUA em abril de 2024

    Spotify

    Spotify anuncia desligamento de CFO

    Pesquisas

    Como usar pesquisas online para crescer e melhorar seu podcast

    Spotify cancela podcasts

    Spotify cancela podcasts Heavyweight e Stolen

    AlmA Londrina Rádio Web

    AlmA Londrina Rádio Web oferece oficina gratuita de criação de podcasts

    Trending Tags

    • Spotify
    • podcastbr
    • podcast privado
  • Mercado
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Já ouviu esse?
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
  • PodcastNOVO
  • Login
  • Registrar
  • News
    Apple Podcasts

    Carros Tesla terão Apple Podcasts como app nativo

    Google Podcasts

    Agora com data, Google Podcasts será descontinuado nos EUA em abril de 2024

    Spotify

    Spotify anuncia desligamento de CFO

    Pesquisas

    Como usar pesquisas online para crescer e melhorar seu podcast

    Spotify cancela podcasts

    Spotify cancela podcasts Heavyweight e Stolen

    AlmA Londrina Rádio Web

    AlmA Londrina Rádio Web oferece oficina gratuita de criação de podcasts

    Trending Tags

    • Spotify
    • podcastbr
    • podcast privado
  • Mercado
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Já ouviu esse?
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
  • PodcastNOVO
Sem Resultado
Ver todos os resultados
CASTNEWS
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Produção

5 maneiras de promover o seu podcast em outros podcasts

Fisgue a audiência pelos ouvidos

Cochicho por Cochicho
20 de dezembro de 2022
em Produção
0
podcasts
309
COMPARTILHAMENTOS
2.4k
VIEWS
Compartilhe no LinkedinCompartilhe no Twitter
Cochicho é um site que reúne dicas, entrevistas e análises sobre a produção de podcasts narrativos.

Falo com tranquilidade, grande parte dos podcasts que escuto ou já escutei chegaram até mim pelos ouvidos. Alguns foram recomendados ou anunciados em programas que já faziam parte da minha rotina, e outros tiveram um episódio inteiro publicado num feed que eu já assinava – foi assim que conheci The Heart, por meio do Radiolab, e Off Track, através do Outside/In. 

Alcançar potenciais ouvintes no momento em que eles já estão com a mão na massa (ou melhor, com o fone na orelha e o app de podcast aberto) é uma estratégia e tanto. É também um lembrete de que um bom planejamento de marketing vai muito além das redes sociais. 

LEIA TAMBÉM

Plataformas de hospedagem para podcast em 2023

Jurgen Berkessel dá dicas de como produzir um release para podcast

Quando fazemos pesquisas de público no 37 Graus, podcast que produzo com Sarah Azoubel, costumamos perguntar como a pessoa chegou até nós. O caminho via outros podcasts é de longe a resposta mais comum, apontada por mais da metade dos ouvintes. Isso significa que essas pessoas conheceram o 37 Graus depois de escutarem um trailer, um anúncio, uma recomendação ou uma participação nossa em outro programa. 

Aqui vão cinco caminhos para promover o seu podcast em outros podcasts:

Troca de teasers ou episódios

Busque identificar podcasts com público-alvo parecido com o seu (em termos demográficos, de hábitos e de interesses) e proponha uma promoção cruzada. Por exemplo, você toca um teaser do outro programa em um episódio seu e ele faz o mesmo por você. O mesmo pode ser feito com episódios completos: você publica um episódio desse outro podcast no seu feed e vice-versa. 

[Aqui tem dicas para criar um bom trailer]

Para o público se sentir ainda mais motivado a seguir a recomendação e assinar o feed desse novo programa, os apresentadores podem fazer um breve comentário antes de tocar o teaser ou o episódio do parceiro, algo como: “se você gosta do nosso podcast, com certeza vai adorar o X, por tal e tal motivo”. 

A troca de teasers ou episódios funciona muito bem para podcasts que têm tamanhos de audiência mais ou menos parecidos, assim os dois lados saem ganhando. Caso você queira promover o seu podcast em um programa com alcance bem maior do que o seu, pule para a dica seguinte.

Inserção de anúncio pago

Quem acompanha podcasts gringos já está acostumado a ouvir anúncios de outros programas nos intervalos – programas esses que, muitas vezes, nem pertencem à mesma produtora, plataforma ou estação de rádio. Isso ainda não é tão comum aqui no Brasil, mas já há caminhos para explorar.

Esse anúncio, também chamado de spot, pode ser um breve teaser do seu podcast ou um áudio simples em que você dá algumas pistas sobre o seu programa e convida as pessoas a escutá-lo. Algo como: “Oi, eu sou Fulana e estou aqui para te convidar a conhecer meu podcast X, que fala sobre tal e tal”. 

Para inserir uma propaganda do seu podcast em outro programa, você deve entrar em contato com a equipe, produtora ou plataforma que o faz. Assim eles podem te encaminhar um mídia kit com os valores da inserção, que geralmente variam de acordo com a duração e o posicionamento do spot – início ou meio do episódio, por exemplo. Os preços variam muito de podcast para podcast e, no geral, quanto maior a audiência e mais prestigioso o programa, mais caro será o espaço publicitário.

Importante: escolha programas com um perfil de público parecido com o seu, assim a garantia de conversão é maior (e isso não necessariamente significa escolher podcasts de mesmo tema).

Participação em podcasts 

Se você identificou um podcast com público-alvo parecido com o seu e com pautas que, direta ou indiretamente, dialogam com você, é possível propor uma participação sua em um episódio. Isso vale principalmente para podcasts de entrevista ou de bate-papo.

Você pode entrar em contato com o programa se apresentando e explicando de que maneira você poderia contribuir. Dependendo do caso, você pode propor falar do seu podcast especificamente – por exemplo, contando os bastidores de uma investigação ou uma história interessante que você descobriu – ou de assuntos relacionados – se eu faço um podcast sobre yoga, poderia falar sobre isso em programas sobre saúde mental, atividade física, maternidade, e por aí vai.

Cuidado: autopromoção é uma coisa delicada que exige bom senso. Antes de mandar um e-mail, conheça muito bem o programa para o qual está escrevendo e tenha certeza de que a sua participação combina com o contexto. E, claro, esteja preparado para aceitar um não ou simplesmente levar um gelo. Se o seu nome ainda não for muito conhecido, vale a pena começar por podcasts de pequeno e médio porte. 

Propor pautas ou parcerias 

Fazer uma ponta como produtor de outro podcast pode ser um jeito de promover o seu trabalho. Você pode, por exemplo, propor uma história que esteja interessado em contar e fazer essa investigação como freelancer. Alguns exemplos são os episódios Los Frikis, uma produção do Radio Ambulante para o Radiolab, e El Estranjero, colaboração do Las Raras para o Radio Ambulante. 

Também é possível organizar uma parceria de produção, como a que o Vida de Jornalista e o SerifaCast fizeram recentemente. Os apresentadores dos dois programas decidiram contar a história do roubo ao Banco Central, cada um ao seu modo, mas compartilhando as mesmas entrevistas e a apuração. Um podcast cita o outro, abrindo caminhos para um intercâmbio de audiências.

Faça parte de uma rede

Redes de podcasts, entre outras vantagens, permitem um circuito interno de promoções, em que os programas participantes estão frequentemente divulgando os trabalhos uns dos outros ou mesmo fazendo participações cruzadas. Aqui no Brasil, um exemplo é a Rádio Guarda-Chuva, que reúne podcasts jornalísticos. Na gringa, uma das redes mais famosas é a Radiotopia, da qual fazem parte o Ear Hustle, Radio Diaries, The Kitchen Sisters, entre outros programas.

Você pode tentar se juntar a uma rede já existente ou criar uma nova. O importante é garantir que os podcasts tenham sintonia entre si e que as estratégias de promoção sejam bem organizadas. 

Dica final: repetição!

A chance de você buscar e escutar um podcast aumenta se você ouvir aquela recomendação algumas vezes. Por isso é comum que o mesmo teaser ou anúncio apareça em três, quatro ou mais episódios de um programa. Na hora de combinar promoções cruzadas ou comprar espaços publicitários em outros podcasts, procure já negociar um combo de inserções.


Bia Guimarães

Jornalista com mestrado em divulgação científica e cultural. É cofundadora da produtora Lab37 e do Cochicho, além de apresentadora do podcast 37 Graus.

bia@laboratorio37.com.br

Sarah Azoubel

Doutora em biologia e jornalista de ciência. É cofundadora da produtora Lab37 e do Cochicho, além de apresentadora do podcast 37 Graus.

sarah@laboratorio37.com.br


Fonte: cochicho.org
Tags: cochichopodcast

Leia Também Esses Posts

Plataformas de hospedagem para podcast em 2023.
Produção

Plataformas de hospedagem para podcast em 2023

1 de dezembro de 2023
Reprodução Podcasting Resources Guide
Produção

Jurgen Berkessel dá dicas de como produzir um release para podcast

23 de novembro de 2023
Três coisas para fazer antes de lançar um podcast
Produção

Três coisas para fazer antes de lançar um podcast, segundo o PodBean

3 de novembro de 2023
Próximo Post
audiocurso

Audiocurso da Globo dá detalhes sobre a produção de podcasts

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Obrigatório

Colunistas | Opinião

  • Aline Hack
  • Ananda Garcia
  • André Palme
  • Andrei Rossetto
  • Domenica Mendes
  • Fábio Mazzeu
  • Leo Lopes
  • Samuel Leite

POPULARES

5 dicas para acertar nas suas entrevistas

Melhores perguntas para entrevistas em podcast

15 de janeiro de 2022
Foro de Teresina

Thais Bilenky e José Roberto de Toledo deixam Foro de Teresina

30 de outubro de 2023
Foro de Teresina

Foro de Teresina encerra atividades após saída de Thais Bilenky e José Roberto de Toledo

1 de novembro de 2023
9 tendências de podcast para 2022

9 tendências de podcast para 2022

18 de julho de 2022
melhores produtoras de podcast

Melhores produtoras de podcast no Brasil

28 de julho de 2022

AD

AD Podcastbox

PRÓXIMOS EVENTOS

dez 12
16:00 - 17:00 -03

Revitalize seu podcast em 2024: ferramentas de podcasting com IA

Ver Calendário

ESCOLHAS DO EDITOR

O veterano Christopher Lydon, pioneiro no mundo dos podcasts, discute as transformações e o futuro desse meio de comunicação.

Primeiro podcaster americano, Christopher Lydon reflete sobre os 20 anos de podcasting

7 de julho de 2023
Podtrac

Podtrac lança novo Sales Network Ranking

19 de outubro de 2022
Trebble

Trebble oferece edição de áudio por meio de transcrição; faça o teste

4 de outubro de 2022
O curso "comunique-se bem" está sendo disponibilizado gratuitamente no YouTube.

Comunique-Se Bem: Curso gratuito no YouTube

24 de março de 2023

About / Sobre

CASTNEWS é o maior provedor de notícias dedicado aos podcasters brasileiros.

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Categorias

  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Já ouviu esse?
  • Mercado
  • Nacional
  • News
  • Podcast
  • Produção
  • Relatórios
  • Sem categoria

Siga nossas redes sociais

  • Bicho de Goiaba
  • Rádiofobia
  • Trabalhe Conosco

© 2023 CASTNEWS é uma iniciativa do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Homepages
  • News
  • Nacional
  • Mercado
  • Artigos
  • Já ouviu esse?
  • Produção
  • Entrevistas
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
  • Podcast

© 2023 CASTNEWS é uma iniciativa do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Esqueceu a senha? Cadastrar

Criar uma nova conta!

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Assine nossa newsletter

Receba nossas novidades no seu e-mail

Obrigatório



Facebook-f Twitter Instagram
Você tem certeza que quer desbloquear esse post?
Unlock left : 0
Voce tem certeza que quer cancelar sua assinatura?