Um levantamento no ChatGPT, feito pelo The Podcast Host, buscou entender os pontos que podem ser negativos aos “ouvidos” dos ouvintes de podcast.
Na publicação de Lindsay Harris Friel, ela explica que a inteligência artificial do ChatGPT deu, inicialmente, 13 opções (ao Castnews, a ferramenta ofereceu 14 itens na lista), mas que ela filtrou a lista.
Assim o conteúdo se reduziu a 8 tópicos que fazem realmente sentido e podem ser interessantes para a reflexão dos criadores de conteúdo. Aqui neste texto, reduzimos ainda mais a lista para 5 tópicos principais.
Apesar popularidade dos podcasts, dados do relatório recente da Sound’s Profitable, The Podcast Landscape, indicaram que 7% dos entrevistados não ouviam um podcast há mais de um ano e 28% nunca tinham ouvido. Por isso a importância de levar alguns pontos em consideração.
5 pontos a evitar em seu podcast segundo o ChatGPT
Apresentações prolongadas e divagações
ChatGPT relatou que as pessoas desejam que os podcasts cheguem ao tópico prometido e mantenham o foco. Então vá direto ao ponto.
Outra questão levantada pela IA é que os podcast são muito longos. Se os apresentadores passam muito tempo se apresentando, conversando sobre como foi o fim de semana, divagando e sem foco, o episódio pode parecer “muito longo”.
Anúncios e patrocínios excessivos
Nada de parar com essa prática. Não é sobre isso! Porém, tenha cuidado com esse recurso. Uma das reclamações coletadas pelo ChatGPT dizia: “Este podcast é um programa real ou apenas um anúncio de uma hora dos produtos do apresentador?”.
Não seja aquele podcaster que tem que colocar um “meu livro mais vendido, já disponível na Amazon” em cada resposta a um convidado.
Qualidade de áudio ruim ou inconsistente
Lindsay defende que “quase não há desculpa para ter áudio ruim em seu podcast em 2023”. Os aplicativos completos de criação de podcast ajudam qualquer pessoa a produzir um som de qualidade, e softwares de edição estão melhorando o tempo todo.
Porém, antes de publicar, é sempre uma boa ideia ouvir seu áudio com um amigo sincero que possa te dar feedbacks reais sobre a qualidade do áudio e, então, você possa aprimorá-la a cada episódio.
Entrega e comportamento do host
A forma como você apresenta seu podcast é tão importante quanto o tema do seu programa. Para algumas pessoas, os ruídos bucais podem ser tão irritantes quanto ouvir alguém raspar as unhas no quadro-negro, então tome cuidado com esses detalhes.
Além disso, você pode ser o tipo de host que adora tópicos controversos, palavrões e declarações polêmicas. Eles podem se adequar bem a alguns públicos, assuntos e situações, mas tenha certeza que se encaixam com seu podcast e seu público antes de incluí-los na conversa.
Falta de interação
A interação não envolve apenas quando seu público entra em contato com você. É também sobre as show notes, as transcrições e o seus links. Se o seu podcast contém informações importantes para o seu público usar, cite as fontes de maneira adequada e forneça ao seu público um link claro nas show notes.
Isso mostra ao público que você é um recurso confiável e é mais provável que eles compartilhem seu podcast com os amigos. Quando você promover seu podcast nas redes sociais e as pessoas responderem, dê a atenção necessária e demonstre o quanto cada interação e feedback é importante para você.
A lista acima serve como um norte para que criadores se atentem em alguns pontos importantes e que podem fazer a diferença no sucesso do podcast.
Para conferir o texto completo e Lindsay Harris no The Podcast Host é só clicar aqui.