A Lower Street e ContentFX publicaram recentemente um estudo sobre a influência de podcasts na vida de empresários. O objetivo era entender o potencial de podcasts na conexão com audiências difíceis de se alcançar – especificamente a de pessoas influentes nos negócios.
A pesquisa entrevistou 511 pessoas, dentre elas donos de negócios, executivos, membros de equipes de liderança e gerentes dos Estados Unidos e Reino Unido. O que se concluiu foi que podcasts são uma ferramenta poderosa para se alcançar nichos difíceis, como empresários.
Segundo o estudo, 43% dos empresários norte-americanos usam podcasts como suas fontes primárias de informação. Ainda neste ponto, 55% de donos de negócios ou fundadores são ouvintes diários de podcasts. Isso demonstra como podcasts são relevantes para o nicho em questão.

Podcasts se tornaram o meio perfeito para conectar com empresários por ser um formato que entrega conteúdo relevante de forma consistente. Para o estudo, esse meio fornece conversas e discussões profundas, diferentemente de outros meios – o que atrai empresários.
Ainda neste campo, o público em questão foi bastante enfático ao afirmar o porquê de ouvir a podcasts. Para além de entretenimento (15%), 36% dos entrevistados alegaram ouvir podcasts para aprender coisas novas. Outros 15% disseram ouvir podcasts enquanto realizam outras tarefas.
Esse desejo por conhecimento é ainda mais evidente entre os empresários no topo da hierarquia – o que reforça a necessidade da criação de um conteúdo de alta qualidade e informativo para atingir esse público.
Podcasts, empresários e marcas
Para além dos hábitos de consumo de podcasts por empresários, o estudo também buscou entender a influência no formato nas decisões de compra desse nicho. É um fato que este público busca informações detalhadas e diferentes perspectivas antes de comprar algo – e isso é exatamente o que podcasts proporcionam.
Ao ouvir episódios de podcasts, empresários se familiarizam com os apresentadores e passam a confiar neles com o passar do tempo. Isso é diretamente refletido em compras: aproximadamente 6 em cada 10 entrevistados alegaram uma grande probabilidade de comprar produtos mencionados em podcasts.

Esses dados comprovam como podcasts são influentes no topo de funil de vendas, aumentando a consciência e o favoritismo a marcas. Segundo o estudo, houve um aumento de 20% nessas métricas quando ouvintes foram expostos a podcasts comerciais.
Ainda no âmbito de marcas, a pesquisa comprovou que quanto mais empresários escutam sobre uma marca específica em um podcast, maior a probabilidade deles se lembrarem dela no futuro. Isso de maneira alguma afetou o interesse deles pelos episódios – muito pelo contrário, episódios com mais menções a marcas foram melhor recebidos.