Podcasts já existem há algum tempo, mas foi apenas nos últimos anos que a indústria começou a realmente florescer. O Small Biz Genius afirma que em 2006 apenas 22% dos americanos sabiam o que era podcasting, mas hoje 70% dos adultos americanos estão familiarizados com os podcasts.
Podcasts são tão populares porque são um formato fácil de consumir para assuntos de negócios e pessoais. As pessoas ouvem podcasts para aprender novas estratégias de crescimento para seus negócios, melhorar suas habilidades de marketing e se inspirar em entrevistas empresariais. Eles estão consumindo podcast grandes ou pequenos para ouvir seus autores favoritos, aprender a meditar ou mergulhar em tópicos complexos como autoconhecimento.
Em 2022, a indústria de podcast crescerá ainda mais rápido com uma enxurrada de movimentos publicitários e mudanças tecnológicas, o que é uma ótima notícia para criadores de conteúdo e ouvintes.
Continue lendo para descobrir as principais tendências de podcast para 2022, para saber como sobreviver neste espaço cada vez mais competitivo.
9 tendências de podcast que você não pode ignorar em 2022
2019 foi um ano de destaque para a indústria de podcast, com o TechCrunch relatando um aumento de 27% na criação de podcast em relação ao ano anterior, elevando o total para 29 milhões de episódios de podcast, em 700.000 podcasts :
É claro que estamos à beira de uma nova era para a indústria de podcast, pois este canal está finalmente atingindo as alturas que muitos previram em seus primeiros anos. Agora, sem mais delongas, vamos mergulhar nas nove principais tendências de podcast que você deve procurar em 2022.
Tendência nº 1: Mais competição de plataforma de podcast
Por muitos anos, Spotify e Apple estiveram lado a lado na indústria de podcast, disputando o primeiro lugar no mercado. Os dados mais recentes do The Podcast Host mostram que 46% das pessoas de 12 a 34 anos ouviram Spotify todos os meses este ano, enquanto apenas 20% do mesmo grupo demográfico ouviu Apple Music:

O Spotify adquiriu a Gimlet Media no início deste ano, lançando o desafio para a Apple em um passo significativo para conquistar o mercado. De acordo com Dave Zohrob, CEO da Chartable :
“Com base nos dados analíticos do Chartable, prevemos que o Spotify atingirá pelo menos 25% de participação de ouvintes até o final de 2022 – uma grande vitória para o Spotify e um aviso claro para Pandora, Apple e outras pessoas.”
É claro que nenhuma dessas grandes plataformas de podcast ficará paralisada em 2022, portanto, enquanto o Spotify busca conquistar os corações da Geração Z e dos Millennials, as plataformas rivais lançarão mais conteúdo de áudio e encontrarão novas maneiras de inovar e atrair um público maior.
A competição pode gerar muito mais conteúdo original, já que o Spotify tenta manter seu trono com produções internas, semelhantes à Netflix . A BBC e o Google lançaram seus próprios serviços em 2019, levando a uma pequena queda quando a BBC retirou seus serviços do Google.
Falando do Google , “empresas com grande alcance e poderosas plataformas de segmentação de anúncios como Facebook, Google, LinkedIn ou Twitter começam a entrar seriamente no espaço do áudio”. Conal Byrne, presidente da iHeartPodcast Network, destaca que:
“Grandes novas plataformas de conteúdo – como Facebook e YouTube – criarão os melhores produtos específicos de áudio da categoria e começarão a distribuir podcasts em massa.”
Esteja você apenas ouvindo ou hospedando seu próprio podcast, aqui estão as principais plataformas para experimentar em 2022:
Plataformas de hospedagem:
Serviços de streaming de áudio:
E fique de olho nessas principais plataformas sociais que entraram na briga lançando seus próprios podcasts:
Tendência nº 2: Experiências do usuário orientadas por dados (UX)
Os dados oferecem aos profissionais de marketing o toque de Midas. No setor de podcast, o marketing orientado a dados é o caminho para o ouro do áudio, pois os produtores de podcast podem aproveitar os insights de dados para obter uma compreensão mais profunda de seu público.
80% das pessoas vão ouvir um episódio de podcast inteiro, ou a maior parte dele, indicando que os ouvintes de podcast estão muito engajados no conteúdo. No entanto, em alguns gêneros, ainda há muito espaço para melhorias.
Em 2022, os apresentadores de podcast e criadores de conteúdo devem intensificar a produção de programas que mantenham as pessoas conectadas. Existe até um novo termo para isso: Listener Experience (LX) ou seja experiência do ouvinte.
Dar aos seus ouvintes de podcast uma melhor experiência significa:
- Crie conteúdo interessante, o que significa editar muito do bate-papo de abertura, retirar assuntos fora do tópico ou longas pausas enquanto um convidado pensa.
- Tenha um único CTA ou tópico por episódio para não sobrecarregar ou confundir seu público.
- Seja conciso e resuma os pontos-chave para seus ouvintes, porque não é tão fácil retroceder um episódio de podcast (principalmente com alto-falantes inteligentes como a Alexa).
- Torne super fácil ouvir seu podcast – em outras palavras, não exija uma inscrição, download ou qualquer outro coisa que atrapalhe quem quer apenas para ouvir um episódio. Deixe isso para o Final.
Você pode usar dados de mercado para criar personas do seu público (semelhante a buyer personas ), levando em consideração seus comportamentos de navegação e hábitos de compra para dar à sua estratégia de conteúdo um sentido claro de direção:

Em última análise, ir além com o marketing orientado por dados abrirá o caminho para melhores experiências do usuário, ajudando os hosts a envolver mais ouvintes.
Tendência nº 3: mais eventos de podcast e transmissão ao vivo
Em 2019, os eventos de podcast se tornaram populares em todo o planeta a ponto de arrecadar mais de US $ 55 milhões .
Esses shows ao vivo reúnem o público, os anfitriões e os profissionais de marketing, ajudando os podcasters a criar conexões enquanto o setor desfruta de um período dourado de crescimento. Podcast Movement , uma comunidade de podcasters que fornece notícias, recursos e eventos em podcasting, é uma empresa que organiza esses eventos.
Esses eventos de networking oferecem aos criadores de conteúdo a chance de conhecer alguns palestrantes influentes, colegas de podcast e marcas de nicho.
Eric Siu, CEO da Single Grain, participou recentemente da SaaStock , uma conferência em Dublin apelidada de “Disneyland para empresas SaaS”, e relatou as mudanças desde o ano passado em que eventos como esses estão colocando os podcasts no centro do palco. O palco do podcast está agora, literalmente, no centro do local, completo com fileiras de cadeiras e café grátis para que as pessoas possam não apenas ouvir, mas ver seus podcasts favoritos pessoalmente.
Dê uma olhada neste vídeo (em inglês) :
De acordo com Neil Patel , a transmissão ao vivo será uma indústria de US$ 70,5 bilhões até o ano de 2022. Os vídeos ao vivo provaram ser altamente envolventes nos últimos anos, por isso é um passo lógico para os podcasters transmitirem shows ao vivo. Ao fazer um podcast ao vivo, você pode maximizar o engajamento em um meio que já atrai as bases de fãs.
Com o conteúdo interativo em ascensão, sem mencionar as tecnologias e técnicas mais avançadas, os podcasts ao vivo permitirão que os Hosts e o público se conectem como nunca antes. Seja por meio de sessões de perguntas e respostas, concursos ou debates por telefone, os podcasts ao vivo certamente serão enormes em 2022.
Tendência nº 4: conteúdo de podcast de melhor qualidade
No passado, o marketing de conteúdo sabia encontrar o caminho para divulgar o conteúdo de qualidade; porém muitas empresas lançaram conteúdo de baixa qualidade em massa em um esforço para serem notados.
A nova indústria de podcasts teve que resistir a essa tendência, pois seu conteúdo, em geral, tende a ser de maior qualidade. Esse formato geralmente atrai um tipo diferente de público: Muitos ouvintes de podcasts são graduados, profissionais de sucesso e empreendedores:

Isso significa que a qualidade do conteúdo do podcast precisa ser mais inteligente para manter a atenção do seu público. Outra razão é que a concorrência pela atenção ainda é pequena, proporcionalmente. Neste momento, os números globais sugerem que temos:
- 500 milhões de blogs
- 31 milhões de canais do YouTube
- 800 mil podcasts
Isso mesmo – apenas 800.000 podcasts. Portanto, a indústria de podcast ainda não está inundada por concorrentes ruins com conteúdo de baixa qualidade. Serviços de streaming de rádio e música online, como o Spotify, estão prontos para aumentar, forçando os podcasters a melhorar seu conteúdo.
Para muitos, a resposta é simplesmente produzir mais conteúdo, mas outros reconhecerão a necessidade de um conteúdo melhor. Os produtores de podcast têm todas as ferramentas necessárias para escuta social, pesquisa de público e estratégia de conteúdo. Eles entendem que ouvintes de alto valor querem ouvir programas de alto valor.
Outra consideração é a qualidade do áudio . Os ouvintes de podcast geralmente estão em movimento, seja no trajeto matinal no transporte público ou na esteira da academia local. Eles querem uma qualidade de som impecável que proporcione uma ótima experiência de audição onde quer que estejam.
E, finalmente, em um esforço para criar mais conteúdo de áudio de alta qualidade, provavelmente veremos um aumento no microcast, que é um podcast de formato curto , geralmente cerca de 5 a 10 minutos.
Tendência nº 5: Podcasts serão otimizados para pesquisa por voz
Esta é a era omnicanal . Sua empresa não pode mais depender de um ou dois canais de marketing. Em vez disso, você deve se esforçar para entregar uma mensagem de marca coesa em vários canais, como e-mail, vídeo, mídia social, anúncios pagos e promoção offline.
Em alta em meio a tudo isso está a pesquisa por voz, com 50% de todas as pesquisas sendo feitas por voz até 2020.
Enquanto a publicidade em rádio existe há décadas, a otimização de pesquisa por voz (ou VSEO) é uma dinâmica nova e empolgante que os profissionais de marketing devem considerar. À medida que os alto-falantes habilitados para voz e outros dispositivos de IoT se tornam mais populares, a demografia jovem, abastada e experiente em tecnologia está preparada e pronta para uma mudança na forma como pesquisam coisas online.
No início deste ano, o Google anunciou que “começará a incluir podcasts nos resultados da Pesquisa Google para que você possa ouvir podcasts diretamente da página de resultados da pesquisa ou salvar um episódio para mais tarde”.
Além disso, o Google Podcasts agora está transcrevendo seus podcasts automaticamente, o que significa que os episódios serão mais fáceis de pesquisar por meio de palavras-chave. E o Podcast Motor sugere várias dicas para ajudar a classificar seus episódios de podcast no Google, incluindo:
- Escolha uma palavra-chave para cada episódio de podcast
- Crie uma página específica para cada episódio
- Crie uma postagem no blog de aproximadamente 300 palavras para cada episódio
Ao colocar um foco maior no SEO de voz e, especificamente, no “podcast SEO”, os podcasters podem aproveitar a onda projetada para tornar a pesquisa por voz o método preferido de pesquisa online. As pessoas estão preparadas para interagir com dispositivos habilitados para voz com mais frequência, para que os podcasters possam aumentar o reconhecimento da marca e o envolvimento do público com táticas inteligentes de SEO por voz em 2022.
Tendência nº 6: os ouvintes aceitarão mais anúncios
No último ano, houve um aumento de 41% no uso de software de bloqueio de anúncios entre a Geração Z e a Geração Y:

No entanto, enquanto as pessoas são aparentemente menos tolerantes com anúncios que interrompem seu conteúdo em geral, os ouvintes de podcast são realmente mais abertos à publicidade.
Embora os anúncios possam atrapalhar a experiência do usuário, há menos anúncios em podcasts do que no rádio ou na televisão. Para muitos podcasts, os anúncios são a força vital que permite que o programa continue, e muitos fãs ávidos aceitaram que os anúncios são apenas parte integrante da experiência do podcast.
Além disso, estudos indicam que as pessoas são mais receptivas à publicidade em seus programas de podcast favoritos:

A razão para isso é provável que o público confie nos Hosts dos podcasts, especialmente em áreas de nicho onde há uma conexão entre o Host e um pequeno, mas dedicado, seguimento. Podcasts normalmente têm até três anúncios – pre-roll, mid-roll e post-roll – que geralmente são feitos pelo próprio Host do podcast.
Esses seguidores veem o Host do podcast como um conselheiro autêntico e, portanto, quaisquer promoções ou parcerias são levadas a sério. Ao contrário dos anúncios de blog ou site que simplesmente aparecem na sua cara aleatoriamente, o público do podcast assume que os Hosts escolheram cuidadosamente anúncios apropriados e úteis para eles.
Grandes marcas entendem isso e, portanto, uma das maiores tendências de podcast de 2022 com certeza será o crescimento da publicidade. De acordo com a PWX, a indústria de podcasts pode chegar a US$ 2 bilhões em receita publicitária até 2023.
Tendência nº 7: Orçamentos de marketing mais altos para conteúdo de podcast
Há muita especulação sobre o futuro do podcasting, que chegou ao ponto em que as empresas não podem mais fechar os olhos para seu potencial. Por muitos anos, muitas empresas ficaram à margem, optando por ficar com canais confiáveis, como blogs, mídias sociais e e-mail.
Em 2022, podemos esperar ver mais marcas suscetíveis ao conteúdo de podcasts. Em todos os setores, novos players entrarão no mercado e muitas empresas experimentarão podcasts pela primeira vez.
Uma das principais razões para isso é porque as evidências sugerem que os ouvintes de podcast, nos Estados Unidos, são 45% mais propensos a ter uma renda de US$ 250.000 ou mais . Esses são os tipos de clientes em potencial que as marcas desejam apresentar seus produtos e serviços, então muitas empresas alocarão mais de seu orçamento de marketing para aumentar a geração de leads e as vendas por meio de conteúdo de podcast.
Jen Grogono , CEO da uStudio, acredita que há um grande futuro no podcasting privado, onde as empresas usam podcasts para fortalecer as comunicações e relacionamentos internos:
“Como consumidores, agora estamos preparados para ouvir e assistir em vez de ler e escrever – tanto para fins de entretenimento quanto de aprendizado. Essas duas coisas combinadas apresentam uma grande oportunidade para as empresas repensarem como se comunicam com seus funcionários para impulsionar o engajamento.”
Seja uma ferramenta de comunicação interna ou um novo canal de marketing para alcançar um público mais amplo de novos clientes em potencial, 2022 será o ano em que muitas empresas farão sua estreia em podcast.
Tendência nº 8: novos nichos aparecerão (como BioPods)
No ano passado, as tendências de podcast abriram novos nichos com assuntos variados como desperdício zero, mudanças climáticas, casas pequenas e dietas baseadas em vegetais. De fato, o foco crescente na vida sustentável e na consciência ambiental certamente ficará mais intenso em 2022.
Mas os novos nichos não se limitam a esses temas. Lembre-se de que ainda há menos de um milhão de podcasts no momento. Existem literalmente centenas de nichos não descobertos – como BioPods ou History Pods – e muitos recursos ou mercados inexplorados que estão disponíveis. Como Arif Noorani da CBC Podcasts, diz:
“Dolly. Drake. Beyoncé! A sede por conhecer a intimidade das pessoas que moldaram o cânone cultural e os momentos vitais que moldaram a sua história aumentarão, saciando a sede dos ouvintes que precisam de um complemento para seus hábitos de mídia social.”
Também veremos mais experiências com diferentes formatos de podcast:

O podcasting tem uma barreira baixa à entrada, já que basicamente qualquer pessoa com um microfone pode divulgar sua voz. Na era do marketing de influenciadores e da publicidade online, a indústria de podcast é rica em oportunidades para micro-influenciadores.
Quando você considera os desenvolvimentos em tecnologia, mudanças políticas e preocupações ambientais, a maneira como vivemos está mudando o tempo todo. No próximo ano, podemos esperar ouvir muitos novos podcasts que abordam os problemas com os quais as pessoas se preocupam em 2022.
Tendência nº 9: ascensão da publicidade programática
A publicidade programática é o uso de inteligência artificial e algoritmos para comprar e otimizar anúncios em tempo real. Esse tipo de automação é mais rápido e muito mais eficiente, o que leva a maiores conversões e menores custos de aquisição de clientes. Está mudando a face da publicidade digital tão rapidamente que, de acordo com a eMarketer, 86,2% dos anúncios de display digital nos EUA são programáticos (2021).
Embora os ouvintes de podcasts estejam mais abertos a anúncios dentro dos episódios que estão ouvindo, como mencionado na tendência nº 6, os anunciantes, naturalmente, tentarão empurrar essa tendencia o mais longe possível, o que significa, é claro, muito mais anúncios com o uso de publicidade programática.
De acordo com Shira Atkins da Wonder Media Network :
“A tecnologia de podcasting está trabalhando vigorosamente para nivelar o campo de atuação com a tecnologia de anúncios digitais tradicionais, a fim de apaziguar as preocupações legítimas dos anunciantes em relação à segmentação e às métricas. Infelizmente, isso vem de mãos dadas com o aumento da publicidade programática, desafiando a vantagem da publicidade atual do podcasting: endossos altamente íntimos, autênticos e lidos pelo anfitrião.”
A chave aqui é não alienar seus ouvintes . Você precisará “desenvolver criativos especificamente para o meio de podcast, respeitando o ouvinte com um tom de conversa inclusivo”.
Perguntas frequentes (FAQs)
P: Devo fazer um podcast por diversão ou lucro?
R: Para diversão e lucro! 😉
P: Como faço para encontrar um tópico de podcast?
A: Você tem um hobby ou passatempo que você gosta? Pense sobre o que você poderia falar por quanto tempo seu podcast pode ser (20 minutos a às vezes 3 horas) e se aprofunde nele.
P: Como faço para ganhar dinheiro com podcasting?
R: Construa seu público de podcast primeiro. Crie uma landing page e faça um email oficial para o pod. Faça seu podcast valer a pena ouvir. Quando você começar a ter downloads consistentes, encontre um patrocinador que faça sentido estar no seu podcast e faça um bom trabalho promovendo seus produtos. Use publicidade e marketing de afiliados.
P: Como faço para que as pessoas ouçam meu podcast?
R: Confiança e um ótimo produto. Seja consistente, interessante e forneça valor. Tenha convidados únicos ou de alto perfil, faça perguntas e promova seu podcast nas mídias sociais.
P: Como posso saber se as pessoas gostam do meu podcast?
R: Ouça as avaliações e ajuste seu processo. Peça aos ouvintes de cada episódio que deixem comentários e avaliem seu programa na plataforma em que ouvem.
Conclusão
A indústria de podcast está finalmente decolando. O público global valoriza podcasts de qualidade, tanto que tolerará anúncios. Em 2022, as tendências de podcast aqui impulsionarão um setor cada vez mais competitivo e inovador, à medida que as principais plataformas e marcas lutam para conquistar novos nichos e se concentrar em fornecer conteúdo melhor e orientado a dados para a era da pesquisa por voz.
Artigo escrito por CJ Haughey: redator de tecnologia criativa com o desejo de ajudar marcas inovadoras a crescer. Ele é especialista na criação de conteúdo de crescimento envolvente para marcas e startups empolgantes em comércio eletrônico, SaaS, IA e martech. Encontre-o no Twitter @cyberjuicetweet