Um podcast para aprender sobre podcasts. Ou melhor: para aprender sobre o amplo universo do áudio e suas possibilidades. Essa é a proposta do A Era do Áudio, um podcast produzido e apresentado pela jornalista Ananda Garcia que terá nova temporada em abril.
Foi pensando na falta de conteúdo acessível sobre o mercado, que Ananda deu início ao projeto. O podcast nasceu de um desejo pessoal de se aproximar de outros especialistas para conhecer mais afundo o que esse universo tem a oferecer.
Atualmente, o podcast finalizou a primeira temporada e está em uma pausa de duas semanas. O lançamento da segunda temporada está marcado para o dia 6 de abril.
A partir da terceira parte, o objetivo da jornalista é definir um tema guia entre os episódios de toda a temporada. Até o momento, o podcast tem entrevistado profissionais de maneira independente, abordando temas sobre suas respectivas áreas de atuação.
O futuro do áudio
“Eu penso que, assim como eu, deve ter outros profissionais que se interessam pelo setor, mas ainda desconhecem os caminhos que ele oferece”, falou. Ananda analisa que “infelizmente, a indústria do áudio não oferece tantas foramações no Brasil”.
O A Era do Áudio traz, semanalmente, profissionais da indústria do áudio – das mais diversas especialidades – para comentar o mercado. Além disso, propõe apresentá-lo a todos aqueles que buscam ter um entendimento mais aprofundado dos bastidores desse mercado.
“Desde que comecei trabalhar com áudio, eu notei uma falta de conteúdo em língua portuguesa”, disse. Essa percepção foi o que a fez pensar que talvez as pessoas não conhecessem as várias opções de carreira dentro do setor. Assim, decidiu colocar em prática um conteúdo vasto sobre a indústria do áudio.
Aliás, Ananda comentou que o podcast é classificado com um podcast de carreira. Isso porque o principal objetivo é comunicar com jovens interessados pelo tema para expor a visão de profissionais já inseridos no mercadoe e as possibilidade de atuação na área.
Sobre Ananda
Formada em jornalismo e com especialização em marketing, Ananda só começou a trabalhar diretamente com o áudio após se mudar para Portugal, onde vive desde 2016. Apesar disso, por conta do contato anterior como ouvinte e outras atuações em rádio, já estava familiarizada com a mídia.
Foi colaboradora do Spreaker como estrategista de marketing e porta-voz da empresa no Brasil. Segundo ela, foi essa experiência que a possibilitou ter amplo contato com podcasts a nível internacional, podcasts que cresceram sozinhos e chegaram ao sucesso.
Entre 2019 e 2020 deu palestras, webinars, entrevistou convidados especialistas em áudio e, desde então, após receber feedbacks positivos sobre essa atuação, surgiu a ideia de criar o próprio podcast. “Fiquei encantanda com essa parte de poder ajudar as pessoas”.
Ananda lembra que durante a faculdade de jornalismo, apesar de já existirem os podcasts, ainda era um consumo e produção muito limitados. “Não tinha uma grande diversidade de podcasts de nicho. Hoje eu sei que, se eu quiser saber sobre um assunto, eu vou pesquisar um podcast sobre aquele assunto e vou poder ter acesso a uma conversa aprofundada sobre aquilo”.
Atualmente, a jornalista colabora com o The Podcast Host e Riverside.fm, produz o A Era do Áudio e é colunista do Castnews.
Assine nossa newsletter para receber o conteúdo do Castnews no seu e-mail 😀