Quando você deseja alcançar o maior número possível de ouvintes em seu podcast, há muitas coisas que é preciso considerar. Um dos aspectos mais importantes dos podcasts é a parte textual. Cada programa e episódio precisa ter uma boa descrição de podcast e um bom título.
Se você está iniciando um novo podcast, pode achar especialmente difícil atrair ouvintes no início. Você precisará trabalhar duro para encorajar ouvintes/inscritos e manter os usuários engajados. Felizmente, escrever descrições de podcast atraentes pode melhorar sua visibilidade online, conquistando novos ouvintes e aumentando seu público .
Uma descrição de podcast é como um resumo do seu programa. Semelhante à sinopse de um livro, é a chance de incentivar os usuários a ouvirem. No entanto, é importante entender a diferença entre a descrição do podcast e as notas do programa. Notas de programa é o que você usará para descrever cada um de seus episódios, incluir informações, links individuais, etc. Enquanto isso, a descrição do seu podcast resume seu programa em geral.
Há muitas informações que se pode incluir na descrição de um podcast. Explicar o tema do programa, compartilhar uma história de fundo e adicionar detalhes sobre a programação são ótimos detalhes para ter em uma descrição.
É importante trabalhar este quesito pois a descrição é uma das primeiras coisas que as pessoas veem ao procurar podcasts, junto com o nome e a arte do programa. Além de chamar a atenção dos visitantes e causar uma boa primeira impressão, essas descrições também são muito úteis para fins de SEO. Uma descrição poderosa pode ajudá-lo a se destacar nos diretórios de podcast, e, com as palavras-chave certas, você pode direcionar mais tráfego orgânico para o seu programa e conquistar mais seguidores.
5 dicas para escrever ótimas descrições de podcast
Não faça descrições muito longas
Você pode ficar tentado a incluir muitas informações em suas descrições. No entanto, lembre-se de que a maioria dos usuários apenas digitalizará o texto. Portanto, é melhor mantê-lo conciso e ir direto ao ponto.
A maioria das plataformas tem um limite de caracteres para as descrições de podcast atente-se à isso e certifique-se de que todo o resumo esteja visível. Além disso, uma descrição muito longa não fará sentido, pois as pessoas raramente param para ler uma descrição superlonga antes de tentar ouvir um novo programa. Tente redigir sua descrição várias vezes e se livrar de palavras/frases desnecessárias. Como regra geral, o resumo deve conter de dois a cinco parágrafos.
Além disso, é recomendável evitar linguagem complexa ou vaga. Mantenha-o simples e use frases curtas.
Use palavras-chave
Palavras-chave são frases que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar informações. Ao usá-las na descrição de um podcast, você pode classificá-lo para consultas de pesquisa relevantes.
Embora dê para segmentar termos de pesquisa populares, pode-se obter mais sucesso com palavras-chave de cauda longa. Essas palavras tendem a ser mais específicas e, portanto, têm menor volume de pesquisa. Como a concorrência por elas é baixa, existe uma chance maior de seu podcast ranquear na primeira página do Google.
Ao usar essa estratégia, certifique-se de não usar demais suas palavras-chave. É melhor manter duas palavras-chave primárias e incluí-las apenas em seu conteúdo quando parecer natural.
Conquiste seu público
Ao escrever a descrição de um podcast, tente falar diretamente com os ouvintes. Abordar seus interesses e pontos problemáticos pode fazer você parecer mais identificável.
É recomendável também usar uma linguagem que atraia seu público-alvo. Se os ouvintes estão procurando um programa divertido, você precisará usar uma linguagem divertida e bem-humorada. Se você tiver um podcast educacional, talvez queira definir um clima mais informal e autoritário.
Inclua detalhes do podcast
Uma descrição de podcast deve transmitir as informações mais importantes sobre o seu programa. Detalhe se o podcast é semanal, quinzenal ou mensal. Também mostres onde os ouvintes podem encontrar mais do seu conteúdo. Inclua links, contas de mídias sociais e seu próprio site de podcast, se tiver um. Isso dá aos usuários a chance de aprender mais sobre você e seu histórico.
Formato e a estrutura do seu programa também são detalhes importantes para epecificar.
Destaque sua experiência e personalidade
A descrição do seu podcast apresenta uma oportunidade de destacar sua experiência e transmitir sua personalidade. Se você está tentando estabelecer credibilidade e autoridade, faz sentido mencionar sua experiência no setor, por exemplo.
Além disso, como host do programa, é importante permitir que os ouvintes o conheçam. Dessa forma, é mais fácil para eles se conectarem com sua marca e se tornarem parte da comunidade. Também pode ajudá-lo a construir relacionamentos significativos com seu público e aumentar a fidelidade à marca.
*Conteúdo traduzido do PodcastPage.