Um dos primeiros mitos que enfrentamos enquanto profissionais do audiovisual especializados em podcast é o famoso “fazer podcasts é fácil e você não gasta quase nada”. Essas duas afirmações, juntas, colocam o podcast como algo que não existe e gera muita confusão no dia a dia tanto para quem faz podcast de maneira independente quanto para empresas, seja como hobbie ou seja de maneira profissional.
Se você já ouviu essa frase ou já a disse, esse artigo é para você!
Fazer podcasts é mesmo fácil?
Mais fácil do que trabalhar com outras obras do audiovisual, porém não fácil o suficiente para garantir que qualquer pessoa saiba fazer bem e ter os resultados que deseja.
É importante que você entenda que aqui considero como podcasts produções em áudio (que por si só já tendem a ser mais fáceis de serem produzidas a um custo mais baixo quando comparadas com um bom produto em vídeo).
Por se tratar apenas de áudio, você precisará de menos equipamentos para realizar a produção e a pós-produção do material. Você também encontrará muitas opções de distribuição sejam elas gratuitas ou pagas e através da sua própria comunidade poderá gerar engajamento orgânico que trará retorno mais rápido aos seus objetivos. Porém, não confunda acesso mais fácil aos equipamentos com equipamentos acessíveis (seja em custo ou em atendimento às necessidades das pessoas com deficiência).
Além disso, quando você sai da seara de pensar na produção do podcast e passa a olhar para a pré-produção e pós-produção, você percebe que precisará de mais pessoas ou dinheiro para investir nessas etapas.
Mas o que a pré e a pós-produção acarretam no meu bolso e no projeto?
Resposta rápida: tudo.
Fazer podcast é um fluxo, para produzir você precisa pré-produzir e depois da produção você precisa do episódio lapidado, para isso precisa de pós-produção.
Entender esse fluxo é fundamental para que você possa escolher as melhores diretrizes e até mesmo entender o dinheiro necessário para investir no seu podcast. Indo além, sem saber de onde o seu podcast saiu, quais os recursos ele tem e para onde ele vai, é impossível torná-lo um produto de sucesso.
No momento de colocar isso tudo na ponta do lápis, vale lembrar que fatores como programas contínuos podem gerar descontos interessantes quando no momento da contratação de profissionais autônomos que trabalham com produção e edição, já que existe uma garantia de trabalho por um tempo já combinado. Projetos para empresas custam mais pois passam por mais etapas de aprovação e portanto demandam mais revisões e mais trabalho, e projetos seriados podem também garantir alguns descontos, porém os valores devem sempre ser contados por episódio e não por ter temporada.
Fazer podcasts é mesmo grátis?
Não, não é.
Na hipótese de você fazer tudo por conta própria, só você, o mínimo que você precisará é de investimento de tempo, criação, criatividade, habilidade organizacional e de gerenciamento, escrita, gravação, edição, publicação e divulgação, além de conhecimento sobre equipamentos e práticas de gravação e dos equipamentos que estejam mais adequados à sua realidade e necessidade. (Ufa!)
Mesmo que você tenha uma equipe de pessoas que co-produzem o podcast, essas mesmas pessoas também terão parte nessas atividades e se você não as tiver para todas as etapas, você precisará contratar profissionais para executá-las e para isso você precisará de dinheiro (e tempo para as revisões necessárias).
A etapa de pós-produção é a mais comum de ser terceirizada. É nessa etapa que entra a edição dos episódios e construção e manutenção da identidade sonora do seu programa. Em outras palavras, é aqui que começa a “magia”, onde a sua ideia de fato toma forma e é a partir dela que quem te ouve conhecerá o seu projeto.
Muitas pessoas profissionais do audiovisual (eu inclusa) trabalham com muitos projetos nessa etapa. E como produtora, podcaster e editora eu tenho dois conselhos pra você: contrate pessoas que sabem o que é podcast e que entendam todas as etapas do projeto; e entenda como funciona o trabalho de edição, tempo, conhecimentos e habilidades envolvidas para que você saiba identificar se o trabalho está sendo bem feito e a um valor justo pela pessoa ou empresa contratada.
E ao final de tudo isso, você poderá sim ter um podcast de sucesso, seja em alcance, realização, comunicação ou até mesmo remuneração ou monetização. Mas aí já é outra parte do processo todo…
E aí, bora fazer podcast?
Se quiser aprender mais sobre podcast, trocar uma ideia sobre projetos de áudio, consultorias, me contratar para editar o seu podcast ou me enviar sugestões de temas para o Estúdio 31, me chama nas redes sociais: você me encontra em @domenica_mendes no Twitter ou Instagram. Você também me ouve falando sobre podcast no Estúdio 31, o podcast oficial da @opodcastedelas.
Para conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, visite domenicamendes.com.