A Acast publicou recentemente um novo estudo. Intitulado “From Dreams to Dollars” a pesquisa analisou o comportamento de ouvintes de podcasts que os utilizam para relaxar ou dormir. A pesquisa também teve como foco o uso de publicidade nesse formato.
De acordo com o estudo, 48% dos ouvintes alegaram usar podcasts para dormir, enquanto 77% os usam para relaxar. Com relação à publicidade, foi comprovado que os ouvintes que não pulam os anúncios lembram deles no dia seguinte.
Outro ponto questionado pela Acast no estudo foi o tempo que cada ouvinte leva para adormecer. 32% alegaram levar mais de 30 minutos, o que indica a marcas que seus anúncios devem ser inseridos no começo ou meio de episódios.
Ainda neste campo, a empresa também comprovou que os ouvintes não tendem a pular anúncios ao tentar dormir. 43% dos entrevistados disseram ser improvável pular anúncios, enquanto 42% disse que poderiam pular. Apenas 15% demonstraram estar mais dispostos a pular propagandas de podcasts ao tentar dormir.

A pesquisa ainda comprovou que 54% desses ouvintes lembraram os anúncios no dia seguinte, enquanto 1 em cada 3 pessoas comprou algo da marca em questão.
Outro ponto de relevância do estudo foi o tipo de anúncio utilizado. A Acast comprovou que 83% dos ouvintes que utilizam podcasts para adormecer confiam nos apresentadores – o que representa 9% a mais quando comparado com aqueles que não utilizam podcasts com essa finalidade.

O estudo foi realizado durante o mês de julho por meio de perguntas online e dividiu os ouvintes em duas categorias: Meditadores da meia-noite e Distratores da Terra dos Sonhos.
O primeiro grupo é formado majoritariamente por homens entre 25 e 44 anos, e usam podcasts para adormecer. Os chamados Meditadores da meia-noite tendem a ouvir mais podcasts dos gêneros “Sleep” e “Relaxation” (dormir e relaxamento, na tradução literal).
Já os Distratores da Terra dos Sonhos não são formados por um grupo de idade específico, mas 20% possui menos de 25 anos. Eles costumam ouvir podcasts de comédia e true crime para relaxar.
Conclusões da Acast
Em resumo, o estudo comprovou que anúncios inseridos no início ou meio de episódios são efetivos. Os anunciantes que desejam alcançar esse público mencionado devem investir, então, em podcasts de relaxamento, saúde e bem-estar, além de comédia e true crime.
A Acast também recomenda aos anunciantes investirem em anúncios lidos pelo apresentador, uma vez que esses passam maior confiança a seus ouvintes – mesmo quando estes estão tentando dormir.