A Acast anunciou recentemente o Podscribe como sua parceira principal de atribuição de marketing. Com isso, a empresa também anunciou que vai recusar novas campanhas que utilizem o Spotify Ad Analytics a partir do dia 1 de setembro.
A Acast alega que essa nova parceria com o Podscribe vai fornecer aos anunciantes serviços de atribuição sem custo adicional, permitindo que eles avaliem e otimizem suas campanhas publicitárias de podcast de maneira eficaz e imparcial.
O Podscripe é certificado pela IAB e já trabalhou com marcas como BetterHelp e Athletic Greens. A empresa oferece informações sobre o desempenho de campanhas publicitárias e permite que anunciantes meçam o efeito dos anúncios veiculados nos podcasts, rastreando o comportamento subsequente do ouvinte.
O anúncio feito pela Acast também trouxe à tona o rompimento com o Spotify Ad Analytics. Segundo a empresa, essa escolha se deu pela busca da Acast em promover um ambiente aberto e transparente, trabalhando com parceiros que “compartilham a mesma visão para o futuro da indústria de podcast”.
Além disso, a Acast também informou que estabeleceu uma lista de parceiros de atribuição “certificados” em cada uma das três regiões do mundo (Américas, Ásia-Pacífico, e Europa, Oriente-Médio e África). “Essa abordagem oferece opções e flexibilidade aos compradores, garantindo que eles possam selecionar o parceiro de atribuição que melhor se alinhe às suas necessidades exclusivas”, diz o anúncio.
O que diz o Spotify
O Podnews entrou em contato com o Spotify para ouvir a opinião da empresa sobre o ocorrido.
“A decisão da Acast de limitar os insights, o alcance e o desempenho das campanhas terá um impacto negativo sobre anunciantes, editores e criadores, prejudicando a abertura do ecossistema e criando um impacto em seus resultados”, diz a nota enviada pelo Spotify.
A empresa finaliza alegando que o Spotify seguirá comprometido em investir no sucesso de longo prazo do setor, e citou alguns números. Segundo o Spotify, a empresa viu um crescimento da receita de anúncios de podcast em todo o setor em mais de 250% desde 2019, além de dezenas de milhões de novos ouvintes.
O CEO da Acast, Ross Adams, também comentou o caso ao Podnews, dizendo que a empresa está empenhada em promover um ecossistema que beneficie todos os participantes, onde o sucesso seja compartilhado por criadores, anunciantes e pelo setor como um todo.