A Acast divulgou nesta terça-feira (08) uma nova ferramenta em sua plataforma, AdCollab. Com ela, podcasters e potenciais anunciantes vão poder colaborar em tempo real para a criação de anúncios lidos por apresentadores.
Com o AdCollab os anunciantes vão poder trabalhar com diversos podcasters que fazem parte da comunidade Acast simultaneamente. Já para os podcasters, essa novidade garante uma simplificação do processo, sem o “vai e vem” dos times de vendas e dos próprios anunciantes.
Segundo a plataforma, essa novidade estava sendo testada desde abril deste ano nos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia – e comprovou uma redução em 85% do tempo gasto na interação entre as partes.
“O processo de elaboração de anúncios lidos por hosts costuma ser demorado e limitado. Desenvolvemos um produto para simplificar a colaboração entre podcasters e anunciantes e, ao mesmo tempo, garantir experiências publicitárias autênticas e interessantes para nossos ouvintes. Isso está aumentando a eficiência, a criatividade e, em última análise, o potencial de receita tanto para os criadores de conteúdo quanto para as marcas”, disse Richard Jenkins, gerente de produto da Acast.
Essa novidade vem pouco depois do anúncio da Acast sobre sua plataforma de autoatendimento de campanhas de patrocínio, que automatizou processos de descoberta e compra por parte de anunciantes. Com isso, a empresa reforça seu interesse em facilitar o processo de anúncios em podcasts, auxiliando a monetizar esse produto.
“O setor de podcasts foi construído baseado em patrocínios lidos por apresentadores e, na Acast, passamos a última década criando ferramentas que permitem que os podcasters lucrem com seu trabalho. Essas ferramentas também permitem a marcas que aumentem seu ROI por meio desse formato de publicidade, tudo isso enquanto proporcionam uma experiência perfeita para os ouvintes. O Ad Collab é um indicativo dessa evolução e da visão da Acast para a cauda longa da monetização de podcasts e do desempenho de campanhas”, disse o diretor de produtos da Acast, Matt Macdonald.
Apesar do anúncio nesta terça-feira (08), não há indícios do uso do AdCollar no site oficial da Acast até o momento, nem mais informações de como funcionará a novidade.