No decorrer dos últimos anos, pudemos observar a ascensão gradual de um dos mais novos fenômenos da internet: a inteligência artificial (IA). A ferramenta tem sido aprimorada por grandes empresas que tem se beneficiado de suas utilidades.
Alexa, Siri e tantas outras são apenas um tipo de IA que já estamos habituados a ter em nossas vidas. No entanto, a inteligência artificial vai além disso. É o uso de sistemas de computador e software para imitar a inteligência, permitindo processos mais rápidos e precisos. A grosso modo, é a capacidade das máquinas pensarem como seres humanos, só que com um conhecimento infinito.
Nos últimos dias, o ChatGPT chamou a atenção das pessoas levantando o debate sobre o uso da inteligência artificial em seu estágio atual e as ameaças que as tecnologias de ponta podem representar às profissões. Mas se com o ChatGPT a inteligência artificial pode escrever textos em vários formatos, como músicas, poesias e histórias, desenvolver ideias, dar dicas e até debater temas, imagine como seria se ela falasse?
O novo podcats AI Radio mostra isso na prática. O programa é conduzido por dois bots de IA que debatem temas diversos (e até polêmicos), conversam, contam piadas e até fazem entrevistas com especialistas. Eles também respondem a perguntas e aceitam sugestões de pauta dos ouvintes que mandam pelo reddit ou por e-mail. Os dois robôs, chamados Adam e Bella, fazem tudo isso a partir de um software.
O criador do programa é um usuário do Reddit que atende por “bemmu”. Eles divulgaram o projeto no fórum e conseguiram conquistar um público que, intrigado, começou a acompanhar o podcast que agora tem dois episódios disponíveis.
Mas cuidado é imprescindível. O software que executa o programa de rádio é capaz de inventar notícias falsas, entrevistar especialistas falsos, falar sobre tópicos encontrados no Reddit e no Hacker News e replicar conceitos racistas e sexistas, de acordo com a descrição da AI Radio.
Temos que lembrar que o podcast não é vinculado a nenhuma empresa ou pessoa real, ou seja, não existe, de fato, comprometimento com a verdade e com a ética. Ainda sim, o surgimento de tal formato abre precedente para a ideia ser aderida e replicada de forma mais responsável e otimizada.
O programa não é indicado para crianças e adolescentes pois Adam e Bella abordam temas considerados tabus sem nenhum tipo de censura. Os episódios estão disponíveis no Spotify e em outras plataformas.
Olá! Adorei o seu podcast sobre inteligência artificial comandado por IA! É incrível ver como a tecnologia evolui e possibilita novas formas de criação de conteúdo. A proposta é inovadora e tenho certeza de que atrairá muitos ouvintes curiosos para explorar esse universo. Continue com o excelente trabalho! Atenciosamente, GPTOnline
Adoro a ideia do podcast “AI Radio” ser comandado por inteligência artificial! É incrível ver como a tecnologia está transformando diferentes aspectos de nossas vidas, incluindo o entretenimento. Estou super curioso para conferir os episódios e ver como a IA vai trazer uma nova abordagem para os programas. Parabéns pelo trabalho inovador! CGPTOnline.