O PodX Group, com sede em Estocolmo, foi lançado oferecendo financiamento, desenvolvimento de negócios, internacionalização e comercialização para produtores e criadores de podcast emergentes.
A empresa começará imediatamente a encontrar os principais criadores de podcasts do mundo e, por meio de propriedade ativa, os ajudará a crescer. O PodX Group também está anunciando o apoio da Pophouse Entertainment, também com sede em Estocolmo.
O mercado de podcast de hoje consiste em muitos produtores diversos. Espera-se que cresça rapidamente nos próximos anos em termos de ouvintes, número de podcasts e receitas de publicidade e assinatura. Prevê-se que o número de ouvintes em todo o mundo aumente de 800 milhões em 2021 para 1,6 bilhão em 2024 e as receitas comerciais devem dobrar entre os próximos 3-4 anos, de acordo com o IAB e a PwC.
“PodX, com o apoio da Pophouse, visa ajudar os criadores de podcast a se desenvolverem e crescerem. Há uma riqueza de talentos na indústria que cria um ótimo conteúdo, mas muitos não têm recursos para realizar suas ambições. O PodX Group será proprietário ativo e oferecerá financiamento, desenvolvimento de negócios, internacionalização e comercialização para as empresas em que investimos”, diz Staffan Rosell, fundador e CEO do PodX Group.
O conceito de negócio do Grupo PodX é investir em produtores de podcast que criam o melhor conteúdo e, junto com os fundadores das empresas, transformam as empresas em produtores líderes em cada mercado e segmento. Além disso, as empresas parceiras que passam a fazer parte do grupo podem se beneficiar de fazer parte de uma rede integrada. O PodX Group está sediado em Estocolmo e está presente em dez mercados, incluindo Suécia, Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Holanda, Itália, Noruega, Dinamarca e América Latina.
“Estamos focando inicialmente na Europa, mas também vemos um grande potencial na América Latina, Índia e África. Ao reunir talentos e direitos de todo o mundo, poderemos criar economias de escala em todos os níveis. Por exemplo, podemos ajudar um formato de podcast de sucesso da Alemanha a se estabelecer em outros mercados. Podemos contribuir com criatividade e conhecimento sobre questões jurídicas ou possibilitar a troca de ideias entre empresas do grupo em diversos territórios”, afirma Staffan Rosell.
“Continuamos a investir em direitos de propriedade intelectual e queremos estar envolvidos na indústria de podcasts em um estágio inicial, onde vemos grandes oportunidades em um mercado que está crescendo explosivamente. Existem muitos criadores de conteúdo talentosos com grande potencial para comercializar e desenvolver. A equipe da PodX tem uma combinação perfeita de habilidades para ter sucesso. Juntos, eles têm uma sólida experiência tanto na indústria de áudio, com vários empreendimentos de podcast por trás deles, quanto na produção de TV e cinema, onde construíram empresas de sucesso”, comenta Johan Lagerlöf, Head de Investimentos da Pophouse.
Os fundadores da empresa são figuras importantes da mídia sueca, Patrick Svensk (criador do canal de TV da Suécia “Kanal 5” e construiu os grupos internacionais de produtoras de TV Zodiak Media e Nice Entertainment), Staffan Rosell (anteriormente chefe nórdico da SBS Radio, Discovery Radio e CEO da Bauer Media) e Fredrik Said (ex-chefe de expansão de novos mercados da Acast).