De acordo com uma pesquisa enviada aos criadores do programa Spotify for Podcasters, a gigante do streaming pode estar se desfazendo da marca Anchor. O Anchor, que o Spotify adquiriu por US$ 340 milhões em um acordo que incluiu o estúdio Gimlet, é um serviço gratuito de hospedagem de podcast. Em 2020, a Anchor disse que seu serviço foi usado para criar 1 milhão de novos podcasts, respondendo por 80% dos novos programas carregados no Spotify naquele ano.
Mas agora que a Anchor faz parte do Spotify há quase três anos, a empresa parece estar considerando um rebranding. Na pesquisa, enviada a alguns podcasters que reivindicaram seu programa no Spotify for Podcasters, a equipe de pesquisa de usuários do Spotify compartilhou informações sobre o possível rebrand, que ainda está sendo testado com usuários em potencial.
“Anchor e Spotify for Podcasters agora são Spotify Creator Studio, a plataforma tudo-em-um para criadores de todos os tipos (e tamanhos) se expressarem e obterem sucesso no Spotify”, diz o exemplo de anúncio na pesquisa.
Créditos da imagem: Spotify, captura de tela por TechCrunch

Créditos da imagem: Spotify, captura de tela por TechCrunch
Atualmente, os podcasters podem se juntar ao Spotify for Podcasters para acessar análises sobre seu programa, mesmo que hospedem em outro serviço como Libsyn, Podbean ou Buzzsprout. Quem hospeda via Anchor tem acesso a recursos como monetização de assinaturas e podcasts de vídeo, mas apenas os ouvintes que usam o Spotify conseguem interagir com esse conteúdo.
Se a mudança de marca proposta na pesquisa fosse aprovada, o Spotify for Podcasters seria renomeado para “Spotify Creator Studio – Unhosted”. O Anchor seria renomeado para “Spotify Creator Studio – Hosted”. Ambos os produtos permaneceriam gratuitos.
A pesquisa do Spotify com podcasters sobre essa possível mudança indica um interesse na reformulação da marca, mas isso não significa que ela se concretizará.
“No Spotify, conduzimos rotineiramente uma série de pesquisas e testes em um esforço para melhorar nossa experiência do usuário. Algumas delas acabam abrindo caminho para nossa experiência de usuário mais ampla e outras servem apenas como um importante aprendizado. Não temos notícias para compartilhar sobre planos futuros neste momento”, disse um porta-voz do Spotify ao TechCrunch.