Algumas pesquisas recentes têm mostrado que os anúncios em podcasts estão sendo bem recebidos pela audiência. Entratanto, essa história tem um outro lado.
É claro que ninguém quer ser interrompido, seja enquanto escuta um podcast ou música. Ainda mais se for a interrupção feita por um anúncio que talvez nem ter nada a ver com a pessoa.
Embora muitas tecnologias já estejam sendo aplicadas para personalizar cada vez mais esse tipo de experiência, esse tipo de publicidade ainda é uma pedra no sapato para alguns.
É fato que muitas pessoas declaram não se incomodar com os anúncios em podcasts. Apesar disso, esse é um dos motivos que leva o público a assinar conteúdos pagos. Os dados são da pesquisa Super Listeners 2021 – Edison Research.
O estudo entrevistou mil pessoas (virtualmente) que são super ouvintes, ou seja, escutam mais de 5 horas de podcasts semanalmente.
A pergunta “Qual das opções a seguir melhor justifica você ter uma assinatura paga de um serviço de áudio?” ofereceu três possibilidades de respostas:
- Ter mais controle sobre o conteúdo que está ouvindo
- Acessar um conteúdo que não está disponível gratuitamente em outro lugar
- Ouvir menos anúncios
Foram comparados os dados obtidos em 2020 e 2021. Em 2020, 43% dos super ouvintes se justificaram com a primeira opção, enquanto no ano seguinte o número caiu para 39%.
Por outro lado, a opção 3 cresceu 5% de um ano para o outro. O registro de 21%, em 2020, subiu para 26%.
Se analisarmos apenas o resultado de 2021, anúncios não são a maior questão. Pelo contrário. Apenas 21% dos participantes escolheram a opção 3, contra 35% que optaram pela 2 e 39% que buscam maior controle (opção 1).
