A Apple anunciou nesta segunda-feira (21) três novidades para os podcasters. Agora, os criadores terão acesso a métricas de seus assinantes premium, além de contar com mais opções de hospedagem de terceiros e uma integração com o Linkfire.
No que diz respeito às métricas, agora podcasters poderão ter acesso rapidamente a informações como quantos ouvintes iniciaram um teste gratuito, o número de assinantes pagos, a porcentagem de ouvintes que converteram à assinatura paga e os rendimentos aproximados. Esses dados só eram obtidos anteriormente em um arquivo que precisava ser baixado na plataforma.
Os criadores também poderão ver detalhes desses dados separados por país ou região e informações das assinaturas divididas por mês e ano.
Além disso, a plataforma também vai oferecer filtros como status de assinatura, incluindo cancelamentos e renovações. Essa nova ferramenta já está disponível para todos os mercados, incluindo o Brasil.
Delegated Delivery
Outra novidade anunciada pela Apple são os novos parceiros do chamado Delegated Delivery. Essa ferramenta permite aos criadores publicar conteúdo de assinatura diretamente do painel de outros provedores de hospedagem.
Os novos parceiros anunciados foram Audiomeans, Captivate, PodBean, Transistor e Podspace. Para além desses, a Apple também possui parceria com Blubrry, Libsyn, OmnyStudio e RSS.com.
Podbean já começou a suportar o Delegated Delivery. Já para os outros novos provedores da lista, a Apple incentiva os criadores a entrarem em contato com o suporte das plataformas para entender como fazer essa integração.
Integração com Linkfire
A última novidade anunciada pela Apple foi a integração com o Linkfire, uma plataforma de marketing usada por artistas e gravadoras. Agora, o Linkfire terá suporte para podcasts do Apple Podcasts.
A partir da sua conta do Linkfire, criadores vão poder gerar links inteligentes para as páginas de seus podcasts e metrificar como os ouvintes interagem com eles. Esses links servem para conectar ouvintes com os podcasts e os planos de assinatura do Apple Podcasts.

Podcasters também poderão usar esse link para promover outros produtos relacionados, como perfis de redes sociais, newsletters, lojas on-line e eventos ao vivo.
Métricas também estarão disponíveis no Linkfire. Com isso, criadores vão poder analisar o engajamento de usuários com os links fornecidos, incluindo visitas anônimas e a taxa de cliques.
Como os ouvintes usarão essas páginas para acessar o Apple Podcasts, os criadores também terão acesso a outros dados, como se o ouvinte ouviu um episódio ou seguiu um podcast no Apple Podcasts. Dados sobre assinaturas utilizando esses links também serão oferecidos.

A Apple informou que o Linkfire estará disponível gratuitamente para todos os criadores e podcasts ao redor do mundo nos próximos meses. Existe também uma assinatura paga com acesso a mais ferramentas da plataforma. É possível conferir mais informações no site oficial do Linkfire.
Excelente artigo! Parabéns!
Abraço.