Nesta segunda-feira (16), a Apple anunciou novidades, para produtores e ouvintes de podcasts. Elas vêm junto com o iOS 15.5, que traz atualizações para o Apple Podcasts.
A principal delas, que vai beneficiar a experiência do ouvinte, é sobre os downloads no app. Os ouvintes vão poder configurar novas preferências para downloads automáticos.
Isso vai garantir os episódios disponíveis para reprodução offline, porém preservando o armazenamento do dispositivo – já que agora vão existir “regras” para esse controle.
As configurações podem ser feitas diretamente no aplicativo. O usuário poderá optar por manter, por exemplo, três episódios mais recentes por programa ou todos os episódios publicados recentemente – com o período a ser definido, por exemplo, no últimos 14 dias.
Além disso, poderá optar por baixar todos os novos episódios ou desativar a função para não fazer o download de nenhum.
Por padrão, para novos usuários ao app vai manter sempre cinco episódios baixados ou todos os episódios do caso de conteúdos em série.
Quando os ouvintes ajustarem essa preferência, o dispositivo solicitará a remoção automática dos episódios baixados que não atendem aos critérios recém-selecionados. Os episódios que foram baixados ou salvos manualmente não serão removidos.
O aplicativo agora também recomendará a remoção de downloads antigos para liberar o armazenamento do dispositivo para novos episódios e outras mídias. Os ouvintes podem encontrar essas recomendações em Configurações tocando em Geral e depois em Armazenamento do iPhone.

Além disso, a Apple disponibilizou planos de assinatura anual. O seletor de planos aparece quando os ouvintes tocam em Inscrever-se ou Experimentar gratuitamente em um programa ou canal com uma assinatura.
Os planos anuais são selecionados por padrão e também mostram o valor que o usuário vai economizar na contratação de 12 meses ao invés de apenas um.

Tanto o iOS 15.5, quanto iPadOS 15.5 e macOS 12.4 incluem as seguintes atualizações para o Apple Podcasts: