O Jornal da USP e a Rádio USP estreiam nesta quinta (24) o podcast Arte no Rádio. Lançamento vai trazer para o rádio peças teatrais de autores nacionais e estrangeiros.
O podcast será publicado no site do jornal sempre na última quinta-feira do mês e irá ao ar pela rádio no domingo seguinte.
A produção é do professor titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA) da USP Luiz Fernando Ramos e de Cynthia Gusmão, pesquisadora em filosofia, teatro e música e pós-doutoranda na ECA.
O podcast de estreia, será publicado nesta quinta-feira, dia 24, e traz a peça As Enfibraturas do Ipiranga, do escritor modernista Mário de Andrade. Obra é um poema dramático ou, como queria o autor, um oratório profano.
No domingo, dia 27, o programa do Jornal da USP será transmitido pela Rádio USP às 22 horas.
“Não houve propriamente um teatro modernista no Brasil até os anos 1940, mas é possível percebê-lo em latência, como cena potencial ou virtual”, afirma a produtora Cynthia Gusmão. “Ele surge em peças, poemas dramáticos e iniciativas cênicas esporádicas, por vezes vetadas pelo próprio teatro tal como reconhecido pela sociedade de então. Nesse campo da virtualidade, tanto Mário de Andrade como Oswald de Andrade deixaram uma rica contribuição.” Uma amostra disso poderá ser conferida na primeira edição do podcast Arte no Rádio, nesta semana.
Fonte: Jornal da USP
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades! 😀