Há pouco tempo tentando se consolidar definitivamente entre os meios de comunicação, os podcasts têm conseguido se estabelecer no meio do entretenimento e da informação conquistando cada vez mais entusiastas do formato. Segundo levantamento do IBOPE e do Statista, usados em um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes. Em 2022 o formato se estabeleceu não apenas entre brasileiros, mas pelo mundo todo. Segundo estimativas da eMarketer, as expectativas sobre os podcasts é que até 2024 ¼ da população mundial já terá aderido ao formato.
Com a popularização entre os jovens e a rádio progredindo para o desuso entre as novas gerações, a tendência é que os números não parem de subir nos próximos anos e cada vez mais celebridades se juntem ao formato. Segundo a pesquisa da consultoria PWC, espera-se que a audiência do podcast cresça para 26,6 milhões de ouvintes até 2026, gerando uma receita estimada em €590 milhões.
O cenário está se estabelecendo e, com isso, a competitividade também. Nos próximos anos veremos uma maior profissionalização por parte dos criadores de conteúdo que se empenharão cada vez mais em trazer conteúdos completos, personalizados e relevantes. “Em 2023 teremos um movimento de podcasts multiplataforma, com forte crescimento da personalização e da especialização de conteúdos, especialmente orientados para a informação, bem como a relevância da comunidade, onde o apresentador poderá consolidar a sua profissão através da monetização das suas criações por meio de subscrições e publicidade, que resultará em maior profissionalização do segmento. Nós estamos investindo muito nessa direção e certamente o público sentirá os efeitos positivos de todo esse movimento”, destaca Andre Gaigher, CEO do Estúdios Flow.
Hoje, o Estúdios Flow é a produtora de conteúdo com o maior hub de podcasts do Brasil. Em 2022, o Flow Podcast teve importante participação nas eleições presidenciais quando entrevistaram os candidatos à presidência da república e obtiveram a maior audiência da história dos podcasts no Brasil. Este ocorrido foi ponto chave para que veículos de informação mais tradicionais percebessem a importância e magnitude que o formato vem tomando. No último ano pudemos notar a grande quantidade de jornais que aderiram aos podcasts como meio de alcançar e levar informação importante e de qualidade para o público mais jovem.
Seja como meio de informação ou entretenimento, todos os estudos apontam para um crescimento exponencial de podcasts e videocasts no mundo todo. O formato veio para ficar e nos próximos anos o veremos se estabelecer de vez no mercado como um meio comum de consumo de conteúdo.
Fonte dos dados: Mundo RH