À medida que o impacto do mundo digital fica mais evidente no cotidiano mundial, o bem-estar e a saúde mental dos usuários ganham destaque em pesquisas. Os millenials buscam, então, conforto com um consumo de mídia mais equilibrado seja mergulhando de cabeça em um podcast sobre crimes reais, divertindo-se com playlists de música pop ou relaxando com sons ambientes.
Estar em constante conexão também mostrou-se nos últimos anos como um malefício, ler notícias constantes e devorar conteúdos desenfreadamente é tão comum como acordar e tomar café já com o telefone na mão. Durante a pandemia, com tantas notícias ruins e tão poucas maneiras de escapar da incerteza do vírus, a distração surgiu como uma saída.
Segundo entrevistados pelo Spotify na pesquisa Next Culture de 2021 o áudio é o escolhido de todas as formas de conteúdo para trazer maior incentivo a se conectar consigo mesmo.
Playlists nostálgicas e podcasts com meditações guiadas foram tendência durante o ano. No Brasil os millenials escutaram 45% a mais de hits dos anos 80, 42% a mais de hinos do rock também dos anos 80 e 13% a mais de baladas dos anos 70 do que em 2020.
O áudio passa a ocupar então mais do que apenas uma diversão, ele é uma parte essencial do menu de bem estar pessoal. Em todo o mundo, os membros dessa geração estão sintonizando experiências auditivas específicas para se regularem, se expressarem e curarem a si mesmos, tanto por meio de podcasts de pensamento positivo, som ambiente ou até mesmo o silêncio.
“Sei que isso é comprovado cientificamente, uso podcast tranquilos e reconfortantes para diminuir minha pressão arterial.” ressalta o ouvinte Nestor de 31 anos.
Para a geração, assim, o universo do áudio é um recurso de saúde mental. Ocupando portanto um espaço de maior destaque e que pode ser melhor pensado pelos produtores de conteúdo. É a chance para aqueles que desejam ingressar no mundo dos podcasts, afinal, os millennials já desejam te ouvir.