A partir desta terça-feira (21), os ouvintes do Spotify nos EUA poderão comprar e ouvir mais de 300 mil títulos de audiobooks. O lançamento torna a plataforma um destino completo para as diversas preferências auditivas.
Este é apenas o começo da jornada de audiobooks do Spotify. Estamos trabalhando para criar uma experiência de audiobooks perfeita e continuaremos desenvolvendo e inovando isso no futuro. O For the Record sentou-se com Nir Zicherman , vice-presidente e chefe global de audiobooks e conteúdo fechado do Spotify, para discutir o anúncio de hoje e nossa visão para audiolivros no futuro.
Por que os audiobooks são a próxima fronteira para o Spotify?
A empresa diz acreditar que o potencial do áudio é ilimitado e já há algum tempo compartilham que a ambição da empresa é ser o pacote completo para as necessidades de audição de todos. Os audiobooks são os próximos a entrar em cena porque eles percebem um mercado substancial inexplorado. Embora eles representem apenas 6% a 7% do mercado de livros mais amplo, a categoria está crescendo 20% ano a ano.
“Mas o que nos deixa realmente empolgados é fornecer uma ótima nova experiência para os ouvintes. Apresentar audiobooks para um público de pessoas que talvez nunca os tenham experimentado de outra forma. Ao trazer audiobooks para o Spotify, temos a oportunidade de expandir o espaço como um todo e enriquecer a vida dos ouvintes”
O que os ouvintes podem esperar hoje?
A partir de hoje, os usuários nos EUA podem encontrar facilmente audiobooks no Spotify ao lado de músicas e podcasts. Eles vão aparecer como uma seção em sua biblioteca, na pesquisa e em suas recomendações selecionadas no Home.
Os audiobooks aparecerão com um ícone de cadeado no botão play, sinalizando que eles precisam ser comprados para ouvir. Os usuários que descobrirem audiobooks no aplicativo Spotify poderão comprá-los em uma página da web. Assim, ao retornar ao Spotify, o livro será salvo automaticamente em sua biblioteca e estará disponível para ouvir quando quiserem.
Os ouvintes podem baixar conteúdo para ouvir offline, e o recurso de marcação automática salva seu lugar para que eles possam retomar facilmente de onde pararam. O controle de velocidade também está incluído, com uma variedade de opções para acelerar ou diminuir o ritmo. E para os ouvintes que desejam compartilhar sua opinião depois de ouvir um livro, também incluímos um recurso de classificação. Ele exibirá publicamente a classificação agregada do livro.
O que torna o Spotify pronto e equipado para causar um impacto positivo no espaço dos audiobooks?
“Adicionar um formato de conteúdo totalmente novo ao nosso serviço não é pouca coisa. Contudo, já fizemos isso antes com podcasts e agora estamos animados para fazer o mesmo com audiobooks. Estamos testando, pesquisando e ouvindo para descobrir como criar a experiência mais perfeita no Spotify. Nossa esperança é que os usuários que encontrarem audiobooks em seus aplicativos a partir de hoje sintam que a experiência do usuário é óbvia – que os audiobooks se encaixam perfeitamente na forma como eles já usam o Spotify. Também temos a oportunidade de aplicar nossos aprendizados aos criadores para elevar os autores e editores cujo conteúdo agora está no Spotify. É importante para nós oferecer uma ótima experiência para as pessoas por trás dos audiobooks que todos amamos. Você pode esperar que em breve começaremos a fornecer alguns recursos interessantes para criadores de conteúdo.”
A oferta disponível hoje nos EUA é apenas a primeira iteração de audiobooks no Spotify. O objetivo é aprender com esse lançamento e aproveitar esses aprendizados à medida que a experiência com novos recursos, planejamos lançamentos em outros mercados são aprimoradas e o formato para beneficiar ouvintes, autores e editores são inovados.