Os audiobooks certamente se tornaram mais populares ao longo dos anos, principalmente desde o início da pandemia. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Audio Publishers Association no ano passado, a receita dos audiobooks cresceu cerca de 25% em 2021, marcando o décimo ano consecutivo de crescimento de dois dígitos.
Esse crescimento começou a despertar o interesse de grandes empresas para a possibilidade de anunciantes e um novo meio para se fazer publicidade.
Embora o Spotify não tenha feito nenhum movimento oficial referente aos anúncios em audiobooks, há indícios de que a empresa pode estar considerando isso desde que adquiriram a distribuidora Findaway por US$ 119 milhões no ano passado, possibilitando, desde setembro, a distribuição de audiobooks em sua plataforma.
Já a Audible, da Amazon, está “realizando testes limitados ” de anúncios em audiobooks, mas se recusou a compartilhar mais detalhes. Os não-membros obtêm acesso liberado com suporte de anúncios a um conjunto limitado de títulos, de acordo com uma postagem na página de ajuda da Audible, e podem ouvir até oito anúncios em um período de 24 horas.
Embora o potencial da publicidade em audiobooks esteja claramente despertando interesse, alguns especialistas no setor preferem mantê-los sem anúncios, pois as pessoas já se acostumaram a pagar por eles.