A Audion, líder francesa em monetização de áudio digital e podcast, levantou uma rodada de financiamento Série A de seis milhões de euros da Founders Future, Elevation Capital Partners, Financière Arbevel e business angels. Em um contexto de publicidade global em rápida mudança, o áudio digital é a única mídia que mantém um forte crescimento no primeiro semestre de 2022. A Audion é líder do setor na França, graças a um aumento no faturamento de quase 100% em 2022. A startup, que permite editores a transmitir anúncios em seu conteúdo de áudio e converter seus artigos em podcasts, pretende se tornar o líder europeu no mercado de monetização de áudio digital dentro de três anos e abrir escritórios em três novos países. A Audion já está presente no Reino Unido e na França.
A Audion anuncia a primeira captação de recursos no setor de áudio digital BtoB na França, com seu investidor histórico Founders Future (Yuka, Lydia, Omi…), Elevation Capital Partners (Morning, Certideal, Plug-in Digital…) completado por um financiamento de dívida vinculada com Arbevel Dette Privée PME. A start-up, que fornece tecnologias de conversão de texto em fala e monetização de áudio digital, visa ajudar os editores a criar e capitalizar seu conteúdo de áudio. Tendo arrecadado € 1,1 milhão em financiamento inicial em 2019, esta nova rodada deve permitir que a Audion recrute cerca de cinquenta pessoas nos próximos doze a dezoito meses e abra escritórios em três novos países europeus. A empresa, que já trabalha com grandes grupos de media, vai reforçar a sua oferta e presença junto de editoras, plataformas (Spotify, Deezer, Soundcloud…), anunciantes (Intel, BMW, McDonalds, Lidl,
Fundada em 2018, a Audion trabalha com mais de uma centena de empresas – mídia, editoras, produtoras de podcast… – e teve um crescimento de quase 100% de seu faturamento em 2022. É a única empresa francesa que oferece tecnologias de monetização de áudio digital e é líder em termos de receita, número de clientes e campanhas, e também opera em dezenas de países. Enquanto a indústria global de publicidade está sendo fortemente impactada, o áudio registra o crescimento mais significativo (+50% de acordo com o Observatoire de l’e-pub). A Audion continua a crescer com quase +100% em 2021 e em 2022. Única empresa francesa no mercado de áudio BtoB, a Audion quer usar esses fundos para acelerar seu crescimento e se tornar líder europeu. Com sede em Paris e Londres, conta atualmente com 25 funcionários. Sua mais recente tecnologia, PrintAudio,
Os consumidores ouvem cada vez mais áudio digital – replay de rádio, rádio não linear, podcast nativo, streaming de música, web rádio, text-to-speech, etc. 6,3% dos internautas ouvem conteúdo online todos os meses (IAB Digital Audio Panorama , 2022), levando marcas e publishers a adaptarem sua oferta e seus canais de comunicação. Mas o crescimento do áudio digital depende em grande parte da publicidade, pois os editores e produtores não podem criar uma grande oferta de áudio sem recursos de monetização. Como único player francês no mercado, a Audion está se beneficiando dessa evolução no uso, o que explica seu crescimento constante, apesar de um mercado publicitário em dificuldades.
Kamel El Hadef, co-fundador da Audion, explicou: “hoje, você não pode levantar fundos se seu modelo não for sustentável. Nossa posição como pioneira francesa na monetização de todos os formatos de áudio digital e nossa capacidade de nos tornarmos líderes europeus atraíram os investidores com os quais decidimos trabalhar. Mas também é nosso crescimento saudável desde o início que nos permitiu assinar a maior rodada de financiamento de adtech de áudio francesa. O mercado vive hoje um momento de viragem: ou as marcas e os media adaptam-se e lançam ofertas áudio, ou correm o risco de chegar tarde demais! Daí esta nova rodada de financiamento.”
Para Benjamin Cohen, cofundador e diretor administrativo da Elevation Capital, “fomos atraídos pelo pioneirismo da Audion em seu mercado e pelo forte crescimento desde sua criação. No contexto atual, buscamos empresas com crescimento saudável, modelo de negócio rentável e inovações diferenciadas. É o caso da Audion, primeira empresa francesa a oferecer tecnologias de monetização dedicadas ao áudio digital. À medida que mais mídia lança conteúdo de áudio, podemos prever uma forte aceleração do crescimento da Audion, o único player francês capaz de acompanhá-los”.
Marc Ménasé, fundador e CEO da Founders Future, disse: “Apoiamos a Audion desde sua primeira rodada de financiamento, três anos atrás. Inicialmente, vimos a singularidade da tecnologia desenvolvida pela equipe e o alinhamento com uma necessidade crescente de anunciantes e publishers. Arthur e Kamel perceberam que a mídia se voltaria cada vez mais para o conteúdo de áudio para atender à demanda de seus leitores por conteúdo de áudio de qualidade, on-line e delinearizado – o que exigia a capacidade de monetizar esse conteúdo. Estamos muito satisfeitos em participar desta nova rodada, que demonstra o crescimento da empresa, hoje líder na França.”
Sobre a Audion
Fundada em 2018 por Arthur Larrey e Kamel El Hadef, a Audion é a empresa de tecnologia francesa líder em monetização de áudio digital. Ele oferece suporte a editores em toda a cadeia de valor de áudio, fornecendo tecnologias inovadoras que permitem criar e hospedar novos conteúdos e monetizá-los de maneira automatizada. Ele fornece às marcas sua tecnologia proprietária e know-how para permitir que elas se comuniquem de maneira eficaz em todas as mídias de áudio digital.
Com sede em Paris e Londres, a empresa tem 25 funcionários e trabalha com mais de 100 parceiros de mídia e plataforma e mais de 500 marcas e agências, incluindo todas as 6 grandes agências de mídia francesas (WPP, Omnicom, Publicis, Havas, Dentsu, Aegis , Heroicos).