Nesta terça-feira (24), a Auphonic anunciou o lançamento de um novo recurso de equalização de áudio: o AutoEQ. Ele vai analisar e otimizar automaticamente o espectro de frequência de uma gravação de voz para criar um som claro e agradável.
O Aphonic Web Service analisa o conteúdo de áudio e classifica o arquivo de áudio em segmentos pequenos e significativos, como música, silêncio, alto-falantes diferentes e outros.
Para processar cada segmento com os melhores algoritmos de correspondência, todos os nossos recursos já disponíveis, e agora a nova opção de filtro AutoEQ, são construídos sobre este processamento básico.
Usando o Auphonic AutoEQ, os perfis de equalização espectral são criados para cada alto-falante separadamente e mudam permanentemente ao longo do tempo. O objetivo desses perfis de EQ dependentes do tempo é criar um som constante e agradável no arquivo de saída, mesmo que haja vozes ligeiramente alteradas no registro.
No entanto, para obter os melhores resultados usando o Aphonic AutoEQ, ainda é necessário que seu conteúdo de áudio seja de qualidade suficientemente boa, pois nenhum equalizador pode criar frequências que não existem.
Arquivos de áudio com taxas de bits baixas geralmente carecem de frequências importantes, que não podem ser recuperadas pela equalização. O AutoEQ é apenas um recurso para aumentar ou cortar bandas de frequência individuais, não uma extensão de largura de banda.