A plataforma francesa de hospedagem de podcasts Ausha, relatou um crescimento de 17% na audiência de podcasts de marca em 2022. Para a análise dessas métricas, a empresa utilizou os dados dos mais de 200 podcasts de marca hospedados em sua plataforma.
Esse crescimento segue as tendências apresentadas no estudo da CSA e da Havas em outubro de 2022 feito com o público, que mostra que 88% dos ouvintes de podcast acham que um podcast é uma boa maneira da marca se comunicar, 74% querem conhecer melhor as marcas depois de ouvi-las em podcasts, 69% dizem que ouvir sobre uma marca em um podcast os fez querer aderir ao produto/serviço e 65% mudaram de ideia sobre uma marca depois de ouvir seu podcast.
O banco de dados da Ausha varia em quantidade e porte de empresas que hospedam seus podcasts na plataforma: 32% desses podcasts são de empresas CAC 40 (empresas classificadas no Top 40 do mercado de ações francês), enquanto os 68% restantes são uma mistura de médias e pequenas empresas.
A empresa ainda prevê que a tendência dos podcasts de marca vai acelerar em 2023 com base no feedback de agências, organizações governamentais, organizações sem fins lucrativos e a mídia.