A British Broadcasting Corporation (BBC) revelou seus planos para ampliar o investimento em seu bem-sucedido departamento de produção de áudio, visando capitalizar o crescente mercado global de podcasts. A intenção é não apenas alcançar mais ouvintes de podcasts no Reino Unido, mas também expandir sua presença internacionalmente, com destaque para os Estados Unidos, onde a BBC vem construindo sua presença.
A indústria global de podcasts tem experimentado um crescimento impressionante nos últimos cinco anos, com um aumento de quase 50%. Nesse contexto, a BBC iniciou em maio de 2022 uma revisão de sua produção de áudio, estudando diferentes modelos para explorar este mercado global de podcasts, fortalecer sua oferta de serviço público e manter talentos na BBC.
Depois de revisar seu portfólio interno, a BBC planeja transferir conteúdo de rádio de apelo global, produzido no Reino Unido, para os Estúdios BBC, para identificar novas oportunidades criativas. Entre os conteúdos estão programas de rádio britânicos como Desert Island Discs, In Our Time e The Life Scientific, além de audio dramas e documentários.
A mudança, segundo a BBC, promoverá uma operação de áudio multi-gênero nos Estúdios BBC, que continuará a produzir programação de alta qualidade para o público da BBC, além de explorar mais oportunidades proporcionadas pelo mercado global de áudio. A emissora pública também destaca que essa reestruturação significará mais oportunidades criativas para sua equipe, tanto na frente quanto atrás do microfone, e mais investimentos retornando à BBC para investir em conteúdo de serviço público para todos os públicos.
A BBC ressalta que a maior parte da programação de rádio não será impactada e que a transferência representa 8% do total gasto pela BBC Radio Network em conteúdo falado. A emissora também aponta que as equipes de áudio dos Estúdios BBC já criam conteúdo para Audible e Spotify.
Charlotte Moore, Diretora de Conteúdo da BBC, anunciou: “Nosso plano permite que a BBC se beneficie do mercado global de áudio em rápido crescimento, possibilitando que nosso conteúdo de áudio alcance públicos mais amplos, abra mais oportunidades criativas e traga mais retorno à BBC.”
A realocação, segundo a BBC, visa não apenas permitir que a rede alcance mais ouvintes em todo o mundo, mas também impulsionar a indústria criativa do Reino Unido. A BBC está em discussões sobre uma série de iniciativas para apoiar o mercado de criadores independentes, muitos dos quais já dependem dos Estúdios BBC para distribuir seus podcasts. Como parte da proposta, 100% de toda nova programação para rádio estará aberta à concorrência.
O CEO dos Estúdios BBC, Tom Fussell, comentou: “Há um verdadeiro apetite internacional por conteúdo que esteja enraizado nos valores de serviço público da BBC e estamos animados com a perspectiva de expandir nossa equipe e apoiar suas ambições criativas. Já entregamos conteúdo de classe mundial para todos, desde Radio 4 e BBC Sounds até Audible e Spotify, e queremos investir mais no áudio britânico.”