Uma pesquisa da Ipsos, feita em janeiro, mostrou que confiança é maior nos podcasts do que em mídias “tradicionais”. Entrevistados (1,5 mil pessoas) têm entre 18 e 70 anos e a pesquisa foi feita por formulário online.
Os podcasts acompanham cada vez mais os belgas nas suas atividades, com 48% ouvindo em casa, 26% em atividade de relaxamento nos tempos livres, 20% em transportes públicos, 17% no carro e 17% antes de ir para a cama.
Segundo os dados, compartilhados aqui pelo The Brussels Times, 47% entre os jovens de 18 a 24 anos e 44% entre os de 25 a 34 anos escutam podcasts.
A pesquisa indica que mais de 80% dos ouvintes acreditam que os podcasts os permitem se aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre determinados tópicos, especialmente assuntos atuais.
Portanto, o áudio sob demanda está criando seu próprio nicho de mercado no país, a ponto de competir com a mídia tradicional. Podcasts têm pontuação média de credibilidade de 6,6/10, tendo ainda mais credibilidade do que o rádio (6,5/10), jornais e televisão (ambos 6,4/10).