Blogs e podcasts são poderosas ferramentas de marketing, mas, ao comparar blog versus podcast, qual é a melhor aposta para o seu negócio?
Podcasts e blogs têm o poder de nutrir relacionamentos com clientes e aprofundar a fidelidade à marca. Ambos destacam autoridade e expertise, assim como ambos as formas de conteúdo podem aumentar o tráfego e gerar leads.
Cada formato tem vantagens e desvantagens e, antes do lançamento, convém saber qual oferecerá o melhor ROI (retorno de investimento) a sua empresa.
Qual é a diferença entre um podcast e um blog?
Blogs e podcasts têm muitas semelhanças. Ambos são recursos perenes que oferecem educação, insights e narrativas online.
Tanto um blog quanto um podcast podem oferecer oportunidades de marketing para empresas. Porém, leva tempo, dedicação e conhecimento para fazer algo em que as pessoas prestem atenção.
A principal diferença entre esses dois recursos está, obviamente, no formato, já que os blogs são para ler ou obter informações visuais, enquanto os podcasts são para ouvir.
Essas diferenças tornam os blogs um formato útil para instruções, passo a passo, visualizações de dados e SEO. Os usuários geralmente leem blogs em computadores e dispositivos móveis. Os leitores geralmente procuram blogs de negócios quando estão tentando resolver um problema específico.
Ao mesmo tempo, os podcasts são ótimos para entrevistas, networking e engajamento da marca. Os usuários costumam ouvir podcasts quando estão fazendo outras coisas, como dirigir para o trabalho ou limpar a casa. Os ouvintes procuram podcasts de negócios quando estão tentando aprender ou acompanhar uma indústria ou nicho.
Como criador, as principais diferenças entre podcasts e blogs são a forma como são feitos. Os blogs precisam ser escritos, e muito. Edição, design visual e conhecimento de SEO também são habilidades importantes para aspirantes a blogueiros.
Podcasts requerem um conjunto de habilidades de áudio. Os podcasters precisam ser capazes de falar de maneira envolvente, seja um podcast solo, para duas pessoas ou entrevista. Habilidades de edição de som também são essenciais.
Blog vs. Podcast: qual você deve começar primeiro?
Esta é uma decisão importante com impacto a longo prazo. Se você não sabe por onde começar, comece com cinco fatores principais:
- Público-alvo – Seu público-alvo é o grupo de pessoas que você deseja alcançar com seu blog ou podcast. Eles são os consumidores mais importantes para o seu negócio, então você deseja criar a mídia de que eles mais precisam.
- Tempo – Para criar um público grande o suficiente para impactar seus negócios, você precisará pensar na duração do seu conteúdo e na frequência com que será lançado.
- Recursos – Considere todos os equipamentos, ferramentas, softwares e plataforma que será necessário para iniciar nesses canais.
- Custo – Se você seguir o caminho DIY, é possível lançar um podcast ou blog com pouco ou nenhum custo. Mas a qualidade é importante e os custos de execução de um blog ou podcast podem aumentar rapidamente.
Para entender melhor como cada um desses aspectos vai interferir na produção do seu podcast ou blog, visite o blog da Hubspot e confira o texto original, publicado por Jana Rumberger, na íntegra.
Estatísticas de blogs x podcasts
A pesquisa de 2022 da HubSpot mostra que blogs e podcasts têm valor para o marketing empresarial. No estudo, 33% dos profissionais de marketing pesquisados estão usando blogs, enquanto 28% estão usando podcasts e outros conteúdos de áudio
Quais formatos de mídia os profissionais de marketing estão aproveitando em suas estratégias?

Ambos os canais também têm valor para 2023, com 26% dos profissionais de marketing iniciando um blog pela primeira vez e 24% criando um podcast.
Qual formato de mídia os profissionais de marketing usarão pela primeira vez em 2023?

Os dados acima confirmam que a escolha entre um blog e um podcast é uma decisão específica do negócio. Então, qual formato de conteúdo é melhor para o seu negócio?
Por que você deve começar um podcast primeiro
O podcasting é uma ótima maneira de divulgar sua marca para um público entusiasmado. Você pode usar o conteúdo do podcast para se conectar com marcas e influenciadores complementares e criar autoridade e confiança.
Vamos falar sobre como iniciar um podcast antes de um blog pode impulsionar sua marca.
Alcance do podcast
O podcasting fica mais popular a cada ano, passando de 65 milhões de ouvintes nos EUA em 2017 para mais de 140 milhões de ouvintes em 2022.
De acordo com a pesquisa Statista de 2022, 79% dos adultos nos EUA estão cientes do podcasting, um grande salto dos 22% em 2006.
Rede
Iniciar um podcast é uma ótima maneira de as empresas construírem uma rede de influenciadores complementares, parceiros e muito mais.
Seu host ou hosts de podcast dão uma voz humana a sua marca. Os podcasts colocam uma pessoa experiente da sua empresa em conversa com especialistas do setor para abordar tópicos atuais e compartilhar conselhos, geralmente com um toque de humor leve. Você também pode perguntar ao seu público o que eles querem que você aborde e se eles têm perguntas que você pode responder.
O formato de entrevista facilita a conexão da sua empresa com partes interessadas importantes. Dá a você algo valioso para oferecer novas conexões e, ao mesmo tempo, criar conteúdo útil para seu público.
Se você é um ótimo podcaster, essa oportunidade também pode levar outros podcasts a apresentar seu talento, aumentando ainda mais o alcance de sua marca.
Conscientização da marca de podcast
Um podcast cria uma voz consistente no mundo do seu público. Se sua base de ouvintes for consistente, eles não reconhecerão apenas o nome da sua marca. Em vez disso, sua empresa se tornará uma voz confiável, oferecendo ideias confiáveis. Isso pode levar os ouvintes a divulgarem sua marca.
Conversões de podcast
Embora muitos ouvintes convertam ativamente depois de ouvir um podcast, o caminho de conversão para esse canal de conteúdo é menos direto. Muitas marcas usam podcasts para educar os usuários sobre novos produtos e ofertas. Em seguida, eles adicionam códigos de rastreamento exclusivos ou URLs para rastrear conversões de episódios de podcast.
Mas as pessoas que ouvem podcasts no carro ou em uma caminhada não podem pressionar o botão CTA no momento em que a inspiração surge. Em vez disso, eles devem optar por retornar ao seu site para explorar e preencher um formulário.
O podcasting pode influenciar as conversões aumentando o conhecimento da marca, mas oferece menos oportunidades imediatas de leads e vendas.
Se depois de todas essas dicas ainda restarem dúvidas sobre qual formato é melhor para sua empresa, o Hubspot criou uma lista de 7 dicas de como iniciar seu podcast ou blog.
Por que você deve começar um blog primeiro
O blog é uma maneira poderosa de compartilhar inovação de produtos, liderança de pensamento e dicas educacionais. É uma saída para compartilhar o que sua equipe ama e como você deseja causar impacto em seus clientes.
Aqui estão algumas outras razões pelas quais você pode querer começar um blog antes de entrar em um podcast:
Alcance do blog
A internet tem mais de 600 milhões de blogs (e contando) e a pesquisa da HubSpot diz que sites de negócios com blogs recebem 55% mais visitantes do que sites sem blogs.
Esse alcance impressionante é parte do motivo pelo qual o blog é uma das principais estratégias de conteúdo para empresas .
SEO
SEO é a prática de desenvolver conteúdo para melhorar as classificações dos mecanismos de pesquisa. Simplificando, um site de negócios com um blog tem mais chances de obter tráfego. Estas são apenas algumas razões para adicionar um blog de negócios:
- Novas postagens de blog dão aos clientes mais motivos para visitar seu site
- O conteúdo do blog pode atrair pessoas para seu site antes que elas se tornem clientes
- A classificação de blogs no Google pode criar reconhecimento de marca para sua empresa
- Incluir palavras-chave em postagens de blog confiáveis e úteis pode direcionar o tráfego para seu site
O SEO do blog pode divulgar o seu negócio, mas, dependendo da escala da sua operação, pode levar tempo.
Você pode querer começar um blog primeiro porque a concorrência, a saturação de palavras-chave e outros fatores podem afetar a rapidez com que seu blog começa a atrair o tráfego que você está procurando.
Conscientização da marca no blog
O blog cria confiança e visibilidade para sua marca porque destaca o que você sabe. Os blogs também são fáceis de compartilhar, citar e redirecionar. Isso dá a sua empresa mais oportunidades de ganhar reconhecimento com conteúdo viral.
Os blogs também são ótimos construtores de marcas, porque facilitam o destaque da voz autêntica da sua empresa. Você também pode usar o conteúdo do blog para aumentar a publicidade paga e o conteúdo da marca em outras plataformas, como vídeos do YouTube.
Conversões de blog
Os blogs também criam um caminho direto para as conversões. Se você deseja gerar leads qualificados para sua equipe de vendas ou assinaturas de avaliação gratuita para um produto, um blog pode ser um grande impulso.
Combinar o poder do SEO para trazer tráfego orgânico com oportunidades de conversão fáceis é o que torna um blog tão útil para qualquer negócio. Lembre-se de que, depois de chamar a atenção, é importante fornecer conteúdo consistente de alto valor. Isso é o que fará do seu blog um destino para a construção de conhecimento, não apenas uma descoberta única.