O comediante Bobby Lee entrou com uma ação judicial contra a Wondery, alegando que a empresa de áudio cancelou indevidamente um acordo de vários anos para vendas de publicidade e distribuição do seu podcast, TigerBelly.
De acordo com a queixa, protocolada em Los Angeles em nome da empresa TigerBelly, a Wondery teria tomado essa decisão devido à pressão para reduzir despesas e cortar seus compromissos financeiros, prevendo uma desaceleração do mercado de podcasts em 2023.
O acordo, negociado entre TigerBelly e Wondery em dezembro de 2022, envolvia garantias financeiras substanciais, refletindo o sucesso e a popularidade do podcast, de acordo com a queixa.
No aviso de rescisão enviado ao TigerBelly, a Wondery teria citado também uma “cláusula moral”, fazendo referência a uma história de 2013 contada por Lee durante participações em outros podcasts, na qual ele afirmou ter pago por serviços de “uma trabalhadora do sexo de aparência jovem que chorou”, em Tijuana. No entanto, Lee posteriormente admitiu que essa história foi inventada para causar impacto.
Antes da rescisão do contrato pela Wondery, Lee também enfrentou críticas públicas após trechos do podcast ressurgirem online no final de março, levando-o a abordar o assunto durante um episódio do TigerBelly em 5 de abril. Nesse episódio, Lee expressou arrependimento e explicou que a história era uma combinação de duas piadas que ele costumava fazer em seus shows, uma envolvendo um encontro com uma garota que se assemelhava à personagem de Natalie Portman em “O Profissional” e outra sobre apressar o sexo com uma namorada que começava a chorar por causa da avó falecida.
A queixa do TigerBelly alega que a empresa não concordou com uma cláusula moral em seu contrato com a Wondery e ressalta que a Wondery já conhecia a história de Tijuana antes de firmar o acordo para o podcast.
Até o momento, um representante da Wondery não se pronunciou sobre o processo e TigerBelly está buscando um julgamento por júri e indenizações na casa dos “milhões de dólares”, conforme alegado na queixa.
Bobby Lee, que também tem papéis recorrentes nos remakes de “Magnum P.I.” e “Sex and the City”, criou o podcast TigerBelly juntamente com Khalyla Kuhn em 2015. O programa tem lançado episódios semanais no YouTube e nas principais plataformas de podcast, conquistando uma audiência significativa. De acordo com a Chartable, o TigerBelly já esteve entre os 50 melhores podcasts da categoria de comédia no Apple Podcasts. Além disso, o podcast tem recebido convidados ilustres, como Meghan Trainor, Ronny Chieng, Daniel Dae Kim, John Stamos e Marc Maron.