Segundo o que informou o Podnews no informativo desta quinta-feira (29), o Spotify anunciará hoje que a empresa agora lista mais de 100 mil podcasts de vídeo na plataforma.
De todo esse conteúdo, a maioria dos videocasts seria produzida nos EUA, Brasil, México, Reino Unido e Alemanha. Nas Filipinas, os podcasts de vídeo respondem por mais da metade de todo o consumo de podcast – e aqueles que possuem vídeo, aumentam o número de ouvintes que permanecem por mais tempo, diz a empresa.
Foi em novembro de 2022 que o recurso de publicação de videocasts na plataforma se expandiu para criadores de todo o mundo. Anteriormente, apenas alguns países já contavam com essa possibilidade. Atualmente, os recursos de podcasting de vídeo do Spotify estão presentes em 180 mercados em todo o mundo.
A presença dos vídeos no podcasting é frequentemente pauta de estudos que buscam entender os hábitos de consumo dos ouvintes.
No recente estudo realizado pela Cumulus Media e Signal Hill Insights, foi identificado que 39% dos ouvintes preferem a experiência apenas de áudio, enquanto 36% dizem que gostam de assistir ativamente a um podcast e 25% indicam que preferem ouvir um podcast enquanto o vídeo é minimizado ou reproduzido em segundo plano.
Além disso, há uma considerável diferença entre novos ouvintes e aqueles que já escutam podcast há vários anos, o que é um importante indicativo para o seu conteúdo se você conhecer bem o seu ouvinte.
Isso porque o estudo constatou que os ouvintes “recém-chegados” (newcomers) são mais propensos a assistir a vídeos de podcast, enquanto aqueles que começaram a ouvir podcasts há mais de 4 anos (pioneers) preferem a experiência apenas de áudio.
Ainda de acordo com o relatório, o Spotify e a Apple não conseguiram construir uma boa experiência do consumo audiovisual de podcasts, fazendo com que o YouTube domine como a plataforma onde os podcasts podem ser assistidos e ouvidos, com 59% de preferência.