Desde que o podcast sofreu um boom e as pessoas passaram a se interessar mais por esse tipo de formato, nos vimos diante de milhões de programas inundados de conteúdos interessantes, a ponto de até criarmos curiosidade por novos temas, mas ficarmos sem saber o que consumir de acordo com o tempo disponível que temos.
Por mais curioso que seja, ter à disposição tanta informação também passou a gerar uma certa dificuldade de se manter atualizado sobre todos os assuntos que desejamos. Além disso, a maioria dos ouvintes de podcasts já criaram suas rotinas e amores por determinados programas e apresentadores, o que dificulta a busca por novos podcasts e por tempo para escutar tudo.
Então, como inovar dentro de um universo imenso de opções a fim de atrair mais ouvintes?
Entre tantas possibilidades, existe uma que tem chamado a atenção das pessoas que não têm tempo de consumir conteúdos de mais de 40 minutos ou que querem algo rápido enquanto fazem uma breve pausa para o café, por exemplo. Esses são brief podcasts – ou podcasts curtos -, que têm de cerca de 3 a 5 minutos e funcionam como uma espécie de teaser em formato de áudio.
Programas como o “5 Fatos” da CNN – que traz notícias diárias sobre o Brasil e o mundo em até 2 minutos e meio – ou o “Cafezinho” do Café Brasil – que faz reflexões curtas sobre diversos assuntos como sociedade, política, economia, etc -, vão direto ao ponto em pílulas curtas.
Ter podcasts preferidos e uma rotina de escutá-los não exclui o interesse por outros assuntos. E os episódios mais curtos, como os citados acima, não fazem rodeios, eles mostram fatos e atraem as pessoas sem que elas precisem gastar horas para entender ou escutar sobre algo.
Cada um com as suas especificidades, os brief podcasts podem ser equiparados a uma newsletter, em que há uma curadoria de partes importantes de um tópico, ou seja, um resumo que dá aos ouvintes a chance de aproveitar um conteúdo, enquanto realizam uma tarefa rápida ou até mesmo apenas pela simples curiosidade de conhecer outros lados.
E se engana quem pensa que é necessário criar um programa totalmente novo. Pelo contrário, esse formato pode ser um trecho de uma entrevista já gravada ou uma edição mais curta de um programa mais longo. Enfim, não é preciso necessariamente criar algo do zero se não quiser ou não puder.
Para os podcasts que já têm episódios mais longos e suas audiências consolidadas, o brief podcast se apresenta como uma forma de conquistar outros tipos de ouvintes – inclusive de se aproximar dessas pessoas – que desejam saber mais de um determinado tema e de “combater” o problema de tanta informação disponível e da indecisão sobre o que consumir.
De modo geral, acredito que a infinidade de podcasts são riquíssimas e contemplam gostos diversos. Mas talvez, para os programas que já não sabem qual caminho inovador seguir ou os novos que querem conquistar audiências em tempos de rotinas corridas, o brief podcast pode ser uma ótima solução. Ainda temos muito que explorar no mundo dos podcasts e vou adorar escutar coisas novas por aí.
Para escutar:
Muito legal Tigre.
O podcast é tem um mundo de possibilidades mesmo .
Parabéns pelo artigo .
Grande abraço