Anita Efraim e João Torquato, apresentadores do podcast “E eu com isso?” do Instituto Brasil-Israel, receberam nessa semana o diretor e produtor cinematográfico Cao Hamburger para um bate-papo emocionante sobre seu projeto “Viver para contar, contar para viver”. A iniciativa tem a colaboração da UNESCO, CONIB e o Museu do Holocausto de Curitiba, e foi um dos materiais mais tocantes feitos quando o tema é shoá, o holocausto e a atualidade. Cao Hamburger foi o diretor dos vídeos do projeto.
A campanha coloca sobreviventes do holocausto frente à frente com as histórias de pessoas que são parte de outras minorias oprimidas, e que também sobreviveram à repressão e opressão – seja por racismo, xenofobia ou homofobia. Os encontros evidenciam que o ódio persistiu através de gerações – e que, por isso, é fundamental manter a história viva e entender as raízes da intolerância, que geram novos crimes nos dias de hoje. Os vídeos podem ser assistidos no site oficial do Viver para contar, contar para viver, ou no YouTube.
O podcast E eu com isso? é publicado semanalmente desde fevereiro de 2019 e já trouxe inúmeros temas relacionados às relações políticas e religiosas entre o Brasil e Israel, bem como resgates históricos, espiritualidade judaica e democracia.

Sobre os hosts: João Torquato é militante do movimento negro, jornalista, e pesquisador dos conflitos que se originaram a partir da desintegração da República da Iugoslávia. Anita Efraim é jornalista e mestra em Comunicação Política.
Sobre o convidado: Cao Hamburger é autor, diretor e produtor cinematográfico brasileiro e tem origem judaica. Sua carreira profissional é principalmente conhecida pelo envolvimento de Cao com temáticas para o público infanto-juvenil. Ele venceu duas vezes o Emmy Internacional como melhor série com as obras Pedro & Bianca (em 2014) e Malhação: Viva a Diferença (em 2019).
O episódio E eu com isso? #206 Contar para viver está disponível na íntegra em todas as principais plataformas agregadoras de podcast.
Assine a newsletter do Castnews para receber essa e mais notícias em primeira mão.