Uma boa conversa é sempre uma boa conversa. Mas você já ficou horas conversando e relembrando coisas da sua infância e adolescência? Essa sensação é indescritível e é esse o tom da conversa no Clube do Disquete.
O Podcast semanal, lançado sempre aos sábado pela manhã, é produzido e apresentado por Laura Rubianes. A jovem jornalista, de 27 anos, e o namorado decidiram dar início ao podcast que tem como temática um dos assuntos preferidos entre o casal.
“A gente ama conversar sobre essas coisas mais nostálgicas, desbloquear a memória, então decidimos fazer esse podcast e tivemos uma recepção bem legal”, contou.
Laura, que apresenta outros dois podcasts, disse que a produção do Clube do Disquete é feita em conjunto com o parceiro. O conteúdo está terminando uma pausa e retomará as publicações em março.
O podcast aborda desde as comunidades do Orkut (para nossos leitores mais jovens: a principal rede social antes do Facebook) até a magia das locadoras e as famosas mensagens subliminares.
Clube do Disquete é apenas um
Laura também produz e apresenta outros dois podcasts: Eu Lírico e Teste da Estante, ambos sobre literatura. O tom é o que difere um do outro.
No Teste da Estante, onde Laura é co-produtora e co-host, a vibe literária é um pouco diferente do comum. O podcast é apresentado por Laura, Camilla Barbosa, Lenon Castro, Perla Lima e Vinicius Duarte.
A proposta é trazer a temática literária de maneira mais leve e descontraída. São trazidos para a pauta assuntos do mundo literário que ganharam algum destaque ou repercussão.
“A gente divide todas as taferas no Teste da Estante… sempre fazemos uma reunião para definir os temas que vamos falar”, disse. Laura também contou que foi convidada para participar do projeto em meados de 2021, mas que, na época, se tratava de um projeto temporário.
O terceiro podcast apresentado por Laura foi o primeiro pensado pela jornalista. O Eu Lírico foi criado em agosto de 2020 e, diferente do Teste da Estante, tem uma pegada mais sensível com a literatura.
Ao passo que um é uma conversa mais informal entre amigos, o Eu Lírico é mais reflexivo. “A vibe que eu quero com passar é a do ouvinte estar deitado na cama, com um chá nas mãos e a chuva caindo lá fora”, disse Laura.
O gosto pelos podcasts
Laura Rubianes viu nos podcasts uma maneira prática e interessante de produzir conteúdo. Desde muito engajada com a produção desde muito jovem, ela encontrou na mídia um tipo de conteúdo ideal.
“Já tive canal do Youtube, tentei me aventurar nesse universo… Na faculadde eu tinha um blog em que eu gosotva de postar coisas sobre diversidade, ilustração, fotografia, experiências pessoais e aí foi pendendo para o lado mais cultural”, contou.
A ideia do primeiro podcast produzido veio da necessidade de ter alguém com quem compartilhar as experiência literárias. “Às vezes eu leio coisas que eu fico extasiada e quero que todo mundo sinta o mesmo que eu tô sentindo”.
Curtiu a indicação? Tem uma sugestão legal? Manda pra gente no contato@castnews.com.br
Ah, e não esquece de assinar nossa newsletter pra ficar por dentro do que está rolando no mundo dos podcasts! 😀