Na última terça-ferai (25), estreou no catálogo Globoplay o podcast Collor versus Collor. O conteúdo é produzido pela Rádio Novelo e apresentado pela jornalista Évelin Argenta.
O conteúdo do podcast compartilha conteúdos inéditos extraídos de áudios guardados pela jornalista Dora Kramer desde os anos 1990. O governo de Fernando Collor de Mello ruiu em 1992 em meio a denúncias de um esquema de corrupção no governo.
Na série, a jornalista se debruça com profundidade na história da família e traz novos pontos de vista sobre a briga dos irmãos. Em formato de áudio documentário, a temporada conta com oito episódios.
“Foi um processo que demandou muita dedicação de toda a equipe envolvida. Além das 12 fitas – que totalizam quase 24 horas de áudio bruto – usamos como base diversos livros que foram escritos sobre o tema, além de jornais e revistas da época. Também fizemos novas entrevistas ao longo de 2022 com personagens que, de alguma maneira, atravessaram essa briga familiar ou foram testemunhas dela”, explicou Évelin Argenta, apresentadora de ‘Collor versus Collor’, sobre a produção do podcast.
Ela ainda explicou ao G1, que após transcrever o conteúdo, a equipe de produção identificou um rico material para contar a história da briga dos irmãos Collor “com a profundidade e o distanciamento temporal necessários para buscar novos pontos de vista sobre esse capítulo da nossa democracia”.
O podcast já está disponível exclusivamente na plataforma de streaming da Globo e terá novo conteúdo todas as terças-feiras, até o fim da série de oito episódios. Confira o trailer: