Ferramentas de inteligência artificial publicamente acessíveis, como o ChatGPT, parecem prontas para trazer grandes mudanças em quase todos os setores, incluindo podcasting. O uso no mundo dos podcasts vão desde ajudar criadores com etapas mais simples, até etapas que exigem um trabalho mais pesado.
Então, como exatamente os criadores, ouvintes e anunciantes estão respondendo à nova tecnologia?
Para descobrir, a Acast pesquisou podcasters e ouvintes de podcast para descobrir suas perspectivas sobre o impacto futuro de tais inovações. A pesquisa, realizada em janeiro de 2023, contou com uma amostra de 50 podcasters e quase 300 ouvintes nos EUA que estavam familiarizados com o ChatGPT.
Confira abaixo o que a pesquisa constatou:

Opiniões diferentes sobre a inteligência artificial
Todos os podcasters entrevistados (100%) e a grande maioria dos ouvintes (85%) acreditam que é ético para os podcasters usar ferramentas de inteligência artifical para criar conteúdo de podcast.
Mas os podcasters são muito mais propensos do que os ouvintes (84% contra 36%, respectivamente) a acreditar que não deve haver limites para como os podcasters usam as ferramentas. Contudo, cerca de metade dos ouvintes (49%) acredita que é ético para os podcasters usar essas ferramentas, desde que sejam usadas apenas para geração de ideias.
Tommy Walters, gerente de insights comerciais da Acast analisa o cenário. Ele explica que os ouvintes querem que seus podcasters favoritos continuem trazendo trabalho original e criatividade para seus shows. “O que torna o podcasting tão especial é o vínculo íntimo que os podcasters formam com seus ouvintes… Isso surge da narrativa autêntica que promove a conexão. É mais importante para os podcasters não comprometer esse vínculo”, diz ele.
“Embora os podcasters possam estar prontos para mergulhar de cabeça na tecnologia de IA, seus ouvintes querem que eles usem a tecnologia para aprimorar – e não substituir – o pensamento humano. Os podcasters devem usar IA para ajudá-los a planejar seu conteúdo, mas não devem usá-la para automatizar todo o processo criativo.”

Confira a análise completa feita pela Acast em relação aos dados obtidos.