No mundo do marketing, entender se suas ações estão trazendo resultados positivos é um dos principais desafios.
Quando pensamos em podcasts, a mesma regra é válida!
Com o aumento do número de podcasts e de ouvintes é cada vez mais importante entender detalhadamente como o seu show está performando.
Mas como fazer isso?
Conheça as principais métricas de podcasts
O primeiro passo é entender as principais métricas de podcasts. No Brasil, o Spotify é o player mais utilizado, por isso faz sentido acompanharmos alguns números que ele fornece no Spotify For Podcasters.
Average Listen Time ou Tempo Médio de Reprodução
O Average Listen Time, ou Tempo Médio de Reprodução, é o tempo médio que todos os ouvintes escutam em cada episódio.
Ele é um bom indicador do quão relevante o conteúdo está sendo para quem acompanha os seus episódios. Se o tempo médio é muito menor que a duração do episódio, é preciso reavaliar a duração, por exemplo.
Retention Rate ou Taxa de Retenção
A Taxa de Retenção é uma das métricas de podcast mais relevantes para analisar performance.
Ela indica o percentual de ouvintes, a cada minuto. Se você tem uma queda muito brusca logo no começo, é preciso analisar melhor a primeira parte do seu episódio, por exemplo.
É uma métrica para encontrar pontos de saída e oportunidades de melhorar a estrutura do seu episódio.
Streams
O Spotify faz uma diferença importante entre plays e streams. Um stream é um play com pelo menos 60 segundos!
Por isso, é importante acompanhar os streams para uma visão clara de quem está ouvindo os seus episódios.
Crie benchmarks do seu show
O próximo passo é criar os seus próprios benchmarks.
Diferente de outros canais, um dos aspectos mais importantes de podcasts é entender que, na maioria dos casos, você precisa analisar a evolução da sua performance em relação ao seu próprio show!
Por isso, cria benchmarks das métricas que comentei anteriormente.
Reúna os seus últimos 10-15 episódios e calcule as médias e medianas de cada uma das métricas. Essa vai ser a sua base para analisar a performance dos episódios antigos, e também dos novos!
Já nos Streams, o mais importante é garantir que você tenha um crescimento percentual relevante mês a mês.
O que nos leva ao próximo ponto.
Acompanhe a evolução mensalmente
Acompanhar a evolução do seu podcast é uma tarefa recorrente.
Algumas métricas, como Streams, vão mudar dia a dia, semana a semana, e mês a mês. Mas outras como taxa de retenção e tempo médio de reprodução serão únicas para cada episódio.
Dessa maneira, o seu acompanhamento vai ser diferente para cada um dos indicadores.
E, claro, conforme você for otimizando os números, atualize os seus benchmarks e evolua a sua análise.
Sobre a Feedgurus
A Feedgurus é uma empresa especializada em podcasts. Do lado de Serviços, somos especialistas em construir e crescer podcasts e trabalhamos com algumas das maiores empresas de tecnologia do país. Do lado de Tecnologia, criamos a primeira plataforma de Podcast Analytics do mercado, onde você consegue acompanhar, analisar, e otimizar as métricas de performance do seu podcast.