Qualquer bom podcast corporativo começa com a compreensão do objetivo do podcast. As estratégias vão variar dependendo se você está criando um podcast para o público da marca ou um podcast interno / privado. Falaremos sobre isso depois. Agora vamos entender as principais etapas para criar com sucesso um podcast corporativo:
1 – Crie uma estratégia de conteúdo para o podcast corporativo com base em seus objetivos de marketing.
Qual é a razão para fazer um podcast? Com base em seu propósito e público, qual formato se encaixa melhor? Como você obterá ou criará conteúdo (entrevistas, episódios com roteiro, conteúdo adaptado)? Você pode ter um uso específico em mente, mas também é útil pesquisar funcionários (ou clientes) e buscar feedback sobre o que eles precisam e desejam.
É aqui também que você pode tomar decisões sobre a frequência de publicação e a duração, embora isso possa mudar conforme os resultados. Também é importante estabelecer como você medirá o sucesso, por isso é importante conhecer as métricas.
Qual é a duração ideal de um episódio de podcast corporativo?
Não existe uma duração ideal, já que tópicos diferentes podem exigir durações diferentes, mas as pessoas não querem sentir que estão perdendo tempo. Isso é especialmente verdadeiro em um ambiente de negócios. Sempre seja intencional no planejamento e incline-se para um conteúdo mais digerível. Muitos olham para os podcasts corporativos em termos de tempos de unidade típicos, mas devido à sua acessibilidade, há muita flexibilidade. Examine os gráficos de envolvimento do usuário para identificar tendências que podem indicar conteúdo que precisa ser encurtado ou cortado, ou conteúdo popular que pode ser expandido.
2 – Determine os responsáveis para criar e gerenciar seu podcast.
Quem é o responsável pelo projeto geral? Como o conteúdo será criado e por quem? Diferentes funcionários contribuirão? Quem tem o conjunto de habilidades para aspectos técnicos como gravação e edição (ou você irá terceirizá-los)? Os podcasts corporativos de maior sucesso são um empreendimento colaborativo .
3 – Determine qual plataforma você usará para hospedar e distribuir seu (s) podcast (s) corporativo (s).
Decida como você armazenará seu podcast e como vai deixá-lo disponível para seu público. Provavelmente, você deseja um serviço de hospedagem de podcast dedicado, que garantirá uma configuração adequada do podcast e uma experiência tranquila. Um host de podcast como o Transistor pode distribuir seu podcast público para diretórios e aplicativos populares, como Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts.
Se você estiver produzindo um podcast corporativo privado, é essencial escolher um host de podcast que combine segurança de nível empresarial com uma experiência de usuário de qualidade. Certifique-se de envolver os membros da equipe apropriados neste processo, desde a determinação do orçamento para o projeto até a consultoria de TI sobre os requisitos de segurança.
4 – Grave seu podcast.
Determine como você planeja gravar seu podcast corporativo. Algumas empresas têm um estúdio montado, enquanto outras alugam um estúdio local. Você pode criar uma configuração de gravação de podcast fácil em quase qualquer espaço com um orçamento razoável. Muitas empresas até mesmo reaproveitam outras ferramentas e conteúdo, como chamadas ou apresentações do Zoom.
5 – Conclua a pós-produção de seu podcast corporativo.
Na maioria dos casos, a gravação de seu podcast precisará de alguma edição. Um pouco de trabalho de pós-produção irá polir o podcast para torná-lo atraente para os ouvintes. Estúdios como Bicho de Goiaba e Maremoto podem te ajudar.
6 – Distribua e promova o podcast.
Este é talvez um dos elementos mais importantes e esquecidos de um podcast corporativo.
Para um podcast corporativo privado, esta etapa é tão importante. Simplesmente postar arquivos de áudio em sua intranet ou LMS pode não produzir os resultados desejados, pois não fornece a melhor experiência do usuário. Existem diferentes opções para hospedagem de podcast corporativo. Listamos algumas considerações abaixo. Depois de determinar como hospedar e distribuir o podcast, a promoção interna ajuda a garantir a conscientização para construir o engajamento .
Para um podcast para o público externo, você precisa garantir que ele esteja disponível em todas as plataformas e aplicativos de escuta de podcast. Use uma empresa de hospedagem de podcast para distribuí-lo e mantê-lo funcionando perfeitamente para qualquer pessoa no mundo todo.
7 – Avalie os resultados e faça melhorias.
Analise os dados sobre o desempenho do seu podcast em relação aos seus objetivos. Junto com as taxas de escuta, se você usar um serviço como o Transistor para hospedagem de podcast corporativo, poderá analisar o desempenho detalhado do conteúdo. A inteligência de engajamento do usuário mostra uma análise de escuta segundo a segundo para que você possa ver o que as pessoas pularam, ouviram novamente e onde melhorias podem ser feitas. Se a maioria das pessoas parar de ouvir depois de 20 minutos, pode ser hora de encurtar seus episódios ou encontrar maneiras de tornar os segmentos finais mais interessantes.
Para podcasts corporativos privados, os servidores também fornecem dados de ouvintes individuais. Algumas empresas usam isso para creditar funcionários por concluírem o conteúdo do treinamento ou em seu plano de desenvolvimento de funcionários.
Renato, super bacana este artigo. Compartilharei com meus colegas. Sucesso!