Com a crescente popularidade dos podcasts, muitas empresas estão descobrindo como esse meio de comunicação pode ajudar nos seus negócios. Um podcast corporativo pode atender a muitas necessidades de negócios, desde um podcast corporativo da marca para reforçar uma estratégia de marketing até podcasts internos?privados para envolver, conectar e informar os colaboradores.
Existem dois tipos de podcasts corporativos com diferentes usos:
1 – Podcasts internos e privados para funcionários, membros ou fornecedores / parceiros
Os podcasts estão se tornando uma forma cada vez mais popular de comunicar informações a funcionários ou membros. Algumas das maneiras como um podcast corporativo interno pode ser usado incluem:
- Onboarding
- Treinamento
- Bate-papos com CEOs e diretores ou entrevistas com as lideranças
- Histórias de funcionários e compartilhamento de conhecimento
- Cases de sucesso
- Desenvolvimento de liderança
- Capacitação de vendas
- Atualizações de produtos
- Conteúdo de bem-estar
- Conhecimento sobre o setor
- Palestras de especialistas
Um podcast corporativo interno pode ser usado várias maneiras e são especialmente úteis para levar aos funcionários (ou fornecedores / parceiros) informações de que relevantes, a qualquer hora, e manter todos informados e conectados.
2 – Podcasts corporativos voltados para o público externo (branded podcasts)
Um podcast corporativo pode ser usado como uma ferramenta de marketing para uma empresa, para compartilhar mais sobre o que eles fazem, histórias de como seu produto ou serviço ajuda e construir relacionamentos mais profundos com clientes atuais e potenciais.
Um branded podcast é simplesmente um podcast criado por uma marca, mas não é nada como um comercial. Ele pode conter anúncios diretos da empresa ou simplesmente ser associado ao nome da empresa. Normalmente, ele transmite expertise no assunto e coloca a empresa como referência. Um branded podcasts pode usar histórias ou entrevistas que demonstrem o valor do tipo de trabalho que a empresa faz ou mostra as necessidades e problemas que afetam os clientes.
O poder das histórias: estabelecendo conexões
As pessoas aprendem com as histórias. Contar histórias é inerente à comunicação humana, desde as antigas tradições orais até a longa história do rádio e, mais recentemente, mídias sob demanda como podcasts e vídeos. Conforme citado pela Harvard Business , a pesquisa do psicólogo Jerome Bruner sugere que os fatos têm 20 vezes mais chances de serem lembrados se fizerem parte de uma história. Como o autor aponta, as histórias nos ajudam a ver os relacionamentos para entender as informações de uma forma que uma lista de números não ajuda.
Estudos em grande escala da Microsoft indicam que os funcionários relatam de forma consistente que se sentiram desconectados recentemente. Um podcast corporativo explora o poder da narrativa. Portanto, a informação tende a ficar com os ouvintes, mas também fortalece as conexões.
Inclusão e acessibilidade
Os podcasts se tornaram uma ferramenta importante para inclusão e diversidade, para ampliar as perspectivas dos funcionários e impedi-los de operar em silos. Eles fornecem às equipes uma maneira fácil de se manterem informadas e obterem um entendimento mais profundo sobre a direção e o espírito da empresa, começando desde a integração.
Benefícios do ouvinte: conveniência, liberdade de tela, produtividade
Um podcast corporativo também oferece um nível de conveniência que muitas outras mídias não oferecem. Só os dados da Microsoft mostram um aumento de 200% nas reuniões virtuais durante 2020. Os dias de trabalho dos funcionários aumentaram 8,2% nas primeiras semanas da pandemia e muitos continuam a trabalhar muitas horas em ambientes voláteis. Além disso, os funcionários enviaram 5,2% mais e-mails por dia, com um número maior de destinatários, e mais e-mails após o horário comercial.
Estudos do cérebro mostram que esse aumento no tempo de tela leva ao aumento do estresse e diminui o foco e o envolvimento. Em outras palavras, a fadiga da tela e o esgotamento dos funcionários são muito reais. E, quando atrair e reter talentos pode ser um desafio, as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar esse problema.
Os podcasts permitem que os funcionários obtenham o que precisam em suas agendas. Eles podem ouvir em seus dispositivos móveis usando aplicativos como Apple Podcasts e Google Podcasts, onde e quando quiserem. Fornecer informações dessa forma mostra respeito pelo funcionário e por seu tempo. Também se correlaciona bem com o entendimento de que o bem-estar do funcionário é vital. Um funcionário pode fazer exercícios ou sair para fazer uma pausa enquanto ouve um podcast corporativo.
Todos esses benefícios também são válidos para podcasts corporativos voltados para um público mais amplo. As histórias conectam clientes em potencial a uma empresa de uma maneira que a publicidade não consegue.