Quando falamos em classificação de podcasts, estamos falando de uma posição de privilégio que alguns poucos podcasts conseguem alcançar em meio a milhares de conteúdos disponíveis nas plataformas.
Pense na última vez em que você procurou um podcast para ouvir. Provavelmente, você escolheu uma categoria interessante e explorou as opções que apareceram no topo. É natural que a maioria das pessoas faça isso, e é por isso que as classificações de podcasts no iTunes desempenham um papel tão importante.
Quando falamos sobre as classificações de podcasts no iTunes, estamos nos referindo à maneira como o iTunes lista os podcasts em cada categoria e subcategoria. Essa lista não é gerada aleatoriamente. Ela é cuidadosamente organizada com base em diversos fatores que são analisados por um algoritmo que determina sua posição na lista.
Embora a lista mude constantemente, muitos dos podcasts que estão no topo conseguem se manter lá por um bom tempo.
Pensando nisso, a Castos preparou uma lista para explicar quais são esses fatores levados em consideração na hora de classificar um podcast.
Fatores de classificação de podcasts do iTunes
Embora não sejam conhecidos todos os detalhes sobre como o iTunes classifica os conteúdos, existem alguns fatores conhecidos que influenciam significativamente as classificações dos podcasts nessa plataforma. Ao otimizar esses fatores, há uma maior probabilidade de alcançar posições mais altas nas paradas.
Segundo especialistas, os fatores que têm impacto na classificação de um podcast no iTunes incluem:
1. Downloads
O número de downloads é considerado a métrica mais importante, pois demonstra que os ouvintes têm interesse no podcast. Um alto número de downloads indica popularidade e pode impulsionar a classificação.
2. Reproduções
Assim como os downloads, as reproduções também são consideradas um indicador de interesse e satisfação dos ouvintes. O algoritmo do iTunes leva em conta tanto as reproduções no iTunes quanto no aplicativo Podcasts para iOS.
3. Assinaturas
As assinaturas dos ouvintes são consideradas um fator poderoso, pois demonstram que há um interesse contínuo no podcast e que os ouvintes desejam ser notificados sobre novos episódios.
4. Avaliações do iTunes
As avaliações fornecidas pelos ouvintes são consideradas uma forma de feedback valiosa e, provavelmente, têm impacto nas classificações. O número e a qualidade das avaliações, especialmente aquelas com quatro e cinco estrelas, são considerados relevantes para a classificação e sinalizam qualidade. Podcasts com baixa audiência indicam conteúdo ruim. Podcasts sem classificações não são comprovados.
A melhor maneira de obter mais classificações é simplesmente solicitá-las. Ensine seus ouvintes a avaliar um podcast no iTunes. Explique as etapas em detalhes para que eles possam deixar uma classificação sem muita complicação.
5. Avaliações e comentários
Embora o impacto exato das avaliações escritas não seja totalmente conhecido, acredita-se que elas desempenhem um papel nas classificações. Além disso, elas desemenham um papel indireto nesses números, pois são cruciais para atrair novos ouvintes e convencê-los a ouvirem seu podcast.
Certifique-se de pedir comentários durante cada episódio. Assim como você os ensinou a avaliar um podcast no iTunes, ensine-os também a deixar um comentário.
6. Arte do podcast
O iTunes tem padrões exigentes em relação à arte da capa do podcast. A qualidade e profissionalismo da arte são levadas em consideração, incluindo elementos como contraste, clareza e legibilidade do texto.
7. Dados do podcast
Os dados fornecidos ao enviar o podcast para o iTunes também podem influenciar as classificações. Embora tenham um impacto menor, é importante fornecer corretamente todas as informações relevantes para otimizar o podcast.
Categoria – Sua categoria é o ponto de dados mais importante a ser incluído quando você envia seu podcast para o iTunes. É importante incluir-se na categoria correta. O iTunes irá classificá-lo mais baixo se não achar que você é relevante nessa categoria. Além disso, os ouvintes terão dificuldade em encontrá-lo se você não estiver na categoria que eles esperam.
Descrição – O iTunes lê a descrição do seu podcast e usa as palavras-chave incluídas como um fator de classificação. Por exemplo, um podcast na categoria Negócios>Empreendedor que usa a palavra “empreendedor” na descrição pode receber uma classificação mais alta do que um podcast que negligencia essa palavra. A descrição também é importante para a pesquisa. Quando alguém pesquisa uma palavra-chave, é mais provável que àqueles com essa palavra-chave na descrição apareçam no topo dos resultados da pesquisa.
Explícito – Se o seu podcast estiver listado como explícito, ele não aparecerá nas classificações (nem em nenhum outro lugar) de contas com restrições de conteúdo explícito.
Idioma – O iTunes mostra podcasts para usuários que estão em seu idioma preferido. Se você selecionar o idioma errado, seu podcast não estará disponível para os ouvintes que você pretende alcançar. Em última análise, isso significa menos reproduções, assinantes, downloads, classificações e análises.
Por fim, não é segredo que os podcasts que ocupam as primeiras posições nas paradas de sucesso atraem mais ouvintes. Ao alcançar uma posição mais alta, você desfruta de dois grandes benefícios:
Exposição – É mais provável que as pessoas vejam o seu podcast e, consequentemente, fiquem mais propensas a experimentá-lo. Esse efeito se intensifica à medida que você se aproxima do topo de qualquer lista.
Credibilidade – Se o seu podcast está no topo da lista, as pessoas assumem que ele é de alta qualidade. Elas vão presumir que outras pessoas também devem gostar dele. Assim como a exposição, esse efeito é exponencial e aumenta à medida que você se aproxima do topo.
Esses são efeitos poderosos que contribuem significativamente para o marketing do seu podcast. Ao conquistar uma posição de destaque no ranking do iTunes, seu podcast terá um crescimento orgânico semana após semana, sem que você precise se esforçar muito, então atente-se ao fatores listados na hora de publicar seu conteúdo!