The Podcast Host e a plataforma Podchaser realizaram pesquisas com ouvintes de podcast do mundo inteiro buscando descobrir como eles se comportam ao buscar novos shows. Alguns padrões como a utilização de recomendações de plataforma de hospedagens podem ser percebidos.
40% dos ouvintes afirmam utilizar o próprio buscador da plataforma de hospedagem como fonte para novos podcasts, mas qual o critério para a pesquisa e seleção?
58,1% das pessoas que pesquisam no seu aplicativo de escuta favorito digitam o tópico na barra de pesquisa e escolhem entre os resultados. A partir de características como títulos do podcast, dos episódios, capas e descrições é que a seleção acontece.
Opções como perguntar diretamente a alguém conhecido que goste da mesma coisa, pesquisar nas mídias sociais ou no Google e navegar por gráficos também foram oferecidas como possíveis critérios para a busca de novos programas. Dentre esses, perguntar aos amigos segue sendo o maior votado com apenas 18,3%, bem distante do primeiro lugar “através do buscador da plataforma de hospedagem”.
O que é possível concluir?
Muitas são as questões geradas a partir da pesquisa, afinal, se houvesse um único lugar onde todos fossem encontrar novos podcasts, isso seria uma coisa boa? Os criadores de conteúdo estão reféns das plataformas de hospedagem e seus mecanismos?
Os resultados da pesquisa ainda precisam ser filtrados. Visto que se existem 500 podcasts de ciclismo, você não pode simplesmente apresentar todos igualmente em uma página. Se todos os 500 podcasters de ciclismo estivessem criando conteúdo brilhante, alguém ainda precisaria ser o 500º da lista.s