O Spotify divulgou uma série de insights e tendências de podcasts para ajudar criadores a entenderem o consumo de podcasts e gerarem ainda mais conexão com seus públicos. As informações compartilhadas são do Fan Study e foram divididas em três grandes áreas: vídeo, áudio e conexão.
Ao analisar os vídeos, criadores vão poder descobrir gêneros de podcast em vídeo mais famosos e os horários de maior audiência para o conteúdo. Já em áudio, foram apresentadas tendências de streaming com base em categoria, período do ano e horário do dia.
Por fim, em conexão, a empresa identificou como as pessoas interagem com seus criadores favoritos e como descobrem novos conteúdos.
Confira os principais insights sobre o consumo de podcasts e videocasts

Vídeo
Segundo o Spotify, os videocasts estão sendo cada vez mais procurados, com variação de interesse entre as categorias do conteúdo. Para esse formato, humor se destaca, com 27,55% de consumo.
Como recomendação aos criadores, a empresa destaca a possibilidade de criadores de conteúdo em áudio apostarem também no vídeo para atrair uma maior audiência e ampliar as maneiras de integração com o público.
Além disso, a empresa identificou que o período do dia em que o público mais consome podcast em vídeo é no período da noite, das 18h às 00h. No restante do tempo, a preferência é por conteúdos exclusivamente em áudio.
Esse hábito também pode direcionar os criadores na criação e publicação de conteúdo em horários estratégicos para o podcast.
Áudio
O Spotify identificou que pessoas descobrem e começam a ouvir novos podcasts o ano todo na plataforma, mas os picos acontecem em janeiro, março, julho e outubro. Isso com base em informações de 2022.
“Em certas partes do mundo, esses picos coincidem com eventos sazonais como, por exemplo, o começo de um novo ano, o início do verão e as festas de fim de ano”, diz a empresa.

Além disso, o consumo de podcasts acontece com mais frequência nos dias úteis, com 78% sendo de segunda a sexta, e 22% aos sábados e domingos. Normalmente, ouvintes escutam podcasts enquanto viajam (71%), fazem tarefas domésticas (71%), relaxam (43%) e se exercitam (34%).
Nos fins de semana, apesar do consumo de podcasts ser reduzido, foram notados aumentos por volta de 11h e 12h, e aumentos pouco menores no período da noite. Apesar disso, o Spotify recomenda que os criadores avaliem as estatísticas do seu podcast para identificar em que dia o programa é mais ouvido.
Assim, é possível programar a publicação de novos episódios de maneira estratégia, impactando o ouvinte nos momentos que ele está mais propenso a ouvir.
Podcasts dos gêneros Religião e espiritualidade, Artes, História, Saúde e fitness, Ciência e Ficção são mais ouvidos pela manhã e de madrugada, enquanto Lazer (Jogos e Hobbies) e Crianças e família têm picos à noite.
Conexão
Os ouvintes que interagem com a caixa de perguntas no Spotify escutam 2,35 vezes mais horas por mês do programa do que os que não interagem. Podcasters podem promover o recurso nas redes sociais, nas observações do programa e durante os próprios episódios.
Entre os principais meios de descoberta estão familiares, amigos e os próprios podcasters. Segundo a empresa, é precios considerar que “os padrões de descoberta variam de acordo com os dados demográficos. Ouvintes da Geração Z (18 a 24 anos) têm mais chances de usar as redes sociais durante a busca: 1,5 vezes mais em relação à Geração X (35 a 49 anos) ou aos Boomers (50 a 74 anos), que são mais propensos a confiar em artigos, blogs e newsletters”.
