A Lascene Produções, com apoio da Riofilme, convida as mulheres da periferia carioca a participarem do projeto Contadoras de Histórias, um curso gratuito de storytelling.
O objetivo do curso é capacitar mulheres moradoras do subúrbio carioca como contadoras de histórias de narrativas para obras audiovisuais dos gêneros ficção, documentário e jogos.
O curso será composto por cinco encontros de duas horas de duração cada. O primeiro encontro será realizado presencialmente na Lona Cultural de Guadalupe, e os demais encontros serão realizados online e ao vivo, através da plataforma Google Meet.
O curso será ministrado por profissionais com experiência e domínio em Storytelling, conforme o calendário abaixo:
11 de março – Storytelling, Vanessa de Araújo Souza | Presencial (Lona Cultural de Guadalupe)
14 de março – Documentário, Vanessa de Araújo Souza | Online
16 de março – Ficção, Sonia Rodrigues | Online
21 de março – Jogos, André Maia | Online
23 de março – Pitching, Daniel Archangelo | Online
Sobre o curso Contadoras de Histórias
O curso será oferecido a 30 mulheres moradoras do subúrbio carioca. Será disponibilizado certificado de conclusão e, além disso, mulheres e homens de todo o Brasil poderão se inscrever como ouvintes para assistir aos encontros online.
Na aula inaugural, ministrada presencialmente pela cineasta, produtora e roteirista Vanessa de Araújo Souza, serão introduzidos os fundamentos do storytelling, estrutura da narrativa clássica, técnicas para desenvolvimento de roteiro e como criar histórias convincentes e autorais.
Na segunda aula, que será virtual, Vanessa de Araújo Souza retorna para ensinar o que é um documentário, seus vários tipos, como desenvolver narrativas baseadas em fatos, e diferentes abordagens para escrever argumentos e roteiros de obras documentais.
Na terceira aula, realizada online, a escritora e roteirista Sonia Rodrigues abordará elementos narrativos da ficção, como mundo inconfundível, a jornada do herói, além de dicas para criar conexão e interatividade com o espectador.
Na quarta aula, o diretor e roteirista André Maia fará um encontro online para debater o desenvolvimento narrativo de jogos, desde o enredo, na primeira etapa, até a importância do storytelling na experiência do jogador. Também abordará a criação de histórias interativas que impactem o mundo moderno e como usar experiências pessoais na interatividade do Worldbuilding.
Na quinta e última aula, o produtor audiovisual, ator e diretor, Daniel Archangelo falará sobre pitching e caminhos para apresentar projetos audiovisuais para produtoras, canais de TV, streaming, investidores, distribuidoras e outros players do mercado.
Com exceção da aula inaugural, as demais serão acessadas online, via tablet, computador ou celular.
Para mais informações, acesse: https://contadorasdehistorias.com.br/