Paixão nacional e motivo de orgulho para o Brasil, o futebol sempre foi visto como uma mania nacional. Na época da ditadura militar não foi diferente. Porém, assim como aconteceu em outras áreas da sociedade, houve intervenção militar no esporte. Aprofundando este capítulo da história, o podcast investigativo Original Globoplay ‘Contra Ataque’ é apresentado pelo editor do ge – PE, Brenno Costa, e conta com a direção criativa de Ivan Mizanzuk.
O podcast chega à plataforma do Globoplay nesta terça feira (01/11), e apresenta o outro lado da história: pessoas ligadas ao futebol que decidiram se posicionar e enfrentar o regime ditatorial em vigor. Uma situação quase impensável nos dias de hoje, onde poucos jogadores se posicionam e saem de cima do muro. Imagine então, posicionar-se durante um período em que a liberdade de expressão era tão restrita, principalmente sobre assuntos políticos e sociais? Houve, no entanto, aqueles que não se calaram e levantaram a voz a favor daquilo que acreditavam: liberdade de expressão, o direito à uma sociedade justa e democrática. Entre essas pessoas, três personagens se destacaram e decidiram falar abertamente sobre o que vivenciaram à época. São eles, Nando e Sócrates, dois ex-jogadores de futebol, e o jornalista esportivo e ex-técnico João Saldanha.
Ao longo de seis episódios, vamos conhecer mais sobre esses personagens que tiveram suas carreiras – e suas vidas – marcadas por conta dos seus fortes posicionamentos.
São relatos inéditos, fruto de meses de pesquisa, em livros, reportagens e dezenas de documentos do regime militar como conta Brenno Costa: “Fizemos inúmeras entrevistas e conseguimos obter relatos significativos que mostram o valor da luta pela democracia no esporte e as consequências enfrentadas por aqueles que resolveram encarar o processo civilizador no futebol”, diz o apresentador.
Publicado semanalmente, às terças-feiras o podcast ‘Contra Ataque’ é um original Globoplay, realizado em parceria com o ge. Confira: