As pessoas vão confessar todo tipo de coisa para podcasters, desde suas crenças políticas impopulares ou percalços românticos embaraçosos até seus piores medos. Mas há uma revelação que certos convidados nunca revelarão – que eles estão pagando milhares de dólares apenas para serem entrevistados no programa.
Bem-vindo à era de ouro do podcasting pay-for-play, quando os convidados pagam generosamente para serem entrevistados por um episódio inteiro. Em troca, o apresentador obtém alguma receita, preenche o calendário de programação e pode conquistar um futuro anunciante.
Determinar exatamente o quão difundida é a prática pode ser complicado. As divulgações, se incluídas, podem durar apenas alguns segundos fugazes em uma entrevista de uma hora, e vários apresentadores usam linguagem diferente para descrever a natureza de tais relacionamentos.
Em uma época em que os influenciadores de mídia social costumam ser pagos por mencionar uma marca em uma postagem no Instagram ou em um vídeo do YouTube, esse casamento de conveniência não deve ser um choque completo. Ainda assim, nem todo mundo acha que é uma boa ideia. “Como alguém que está ganhando dinheiro com esse tipo de conteúdo publicitário, isso deve ser divulgado”, diz Craig Delsack, advogado de mídia de Nova York. “É apenas uma boa prática e cria confiança com o podcaster”.
Os reguladores dos EUA também concordam que os consumidores podem ser enganados quando não sabem que uma menção à mídia ocorreu apenas em troca de compensação. Um porta-voz da Federal Trade Commission disse que a agência não pode comentar sobre situações específicas para esta história. “Mas esta é nossa orientação geral: independentemente do meio em que uma mensagem publicitária ou promocional é divulgada, o engano ocorre quando os consumidores que agem razoavelmente sob as circunstâncias são enganados sobre sua natureza ou fonte, e essa impressão enganosa provavelmente afetará suas decisões ou conduta em relação ao produto anunciado ou à publicidade”, diz o porta-voz da FTC.
Mesmo assim, o fenômeno parece estar prosperando no podcasting. A plataforma online Guestio levantou mais de US$ 1 milhão para construir um mercado inteiramente dedicado à intermediação de aparições pagas. Travis Chappell, fundador e CEO da Guestio, aponta que as pessoas costumam pagar empresas de relações públicas para lançá-las a podcasts como potenciais convidados. Ele acredita que o dinheiro deles é melhor gasto indo diretamente para o podcaster.
Esse é um conteúdo de Ashley Carman, retirado do portal Bloomberg. Confira aqui na íntegra.