Na última semana, Pedro Kurtz, diretor de conteúdo da Deezer Brasil, falou com o Castnews sobre vários temas que envolvem a atuação da empresa no país, entre eles a moderação de conteúdo na plataforma.
Além disso, também foram pontuadas questões sobre a estrutura da empresa no Brasil, produção de podcasts originais e a chegada de novos recursos e funcionalidades. Confira abaixo o que foi o bate-papo.
Moderação de conteúdo
Diante de vários casos que foram presenciados nos últimos tempos sobre moderação de conteúdo nas plataformas de áudio e vídeo, esse se tornou um tema de grande importância para as empresas.
Ao Castnews, Kurtz disse acreditar em um tipo de “moderação colaborativa”. É um modelo que conta com a interação de veículos e usuários para que as informações duvidosas cheguem até a empresa. “É impossível a gente conseguir moderar todo e qualquer conteúdo que esteja ali”, explicou.
Ele ainda acredita que o lugar de estabelecer critérios de permissão ou não é um lugar delicado para se estar. “É um desafio moderar conteúdo hoje em dia, é uma quantidade imensa de conteúdo que chega na plataforma todos os dias”.
Contudo, explica que hoje a Deezer tem duas instâncias de moderação de conteúdo. “Surgindo qualquer tipo de conteúdo controverso, que possa ter discurso de ódio, que a gente [Deezer] não compactue, de acordo com as diretrizes que a gente tem no comitê de ética, a gente vai se reunir e deliberar sobre isso”, esclarece.
Monetização na plataforma
Em 2021, a Deezer deu início a um processo de “conscientização” sobre o que é podcast por meio de uma campanha de marca. Segundo Kurtz, é importante que os potenciais anunciantes tenham pleno conhecimento do que se trata o formato. “A gente vem percebendo de um tempo pra cá que o interesse de anunciantes em podcasts cresce à medida que eles e conseguem entender o formato”, diz.
Uma das iniciativas da empresas é justificar o valor do anúncio na mídia. A gente acredita que à medida que a gente consiga refinar as métricas, os anunciantes vão ter mais e mais interesse e vão entender que é muito interessante anunciar em podcast, especialmente em podcasts de nicho”.
Sobre o recurso de monetização na plataforma, ele afirma que está sendo feito um trabalho interno para prover soluções que atendam essa demanda. De acordo com Kurtz, a empresa está desenvolvendo ferramentas internas para oferecer esse recurso de monetização através de terceiros, provendo a conexão entre as partes.
Originais Deezer
Atualmente, a Deezer Brasil aposta em vários caminhos para trazer produções originais para o catálogo. É possível que a produção nasça de uma ideia interna que vem a ser desenvolvida, pode ter pessoas externas envolvidas ou, quem sabe, ter toda a produção terceirizada.
Pedro ainda pontua que há os modelos híbridos entre as possibilidades. “A gente nunca se fecha, a gente realmente olha caso a caso porque tem muitos criadores que às vezes tem a ideia, mas não tem o meio para executar”.
Apesar dos grandes nomes envolvidos na produção de podcasts originais, o diretor de conteúdo assegura que é uma possibilidade para todos e que a empresa “tem se colocado bastante em eventos para promover essa conexão de projetos com a Deezer”.
Na última quarta-feira (13), a Deezer lançou uma produção original idealizada por Zeca Camargo. “Depois daquele hit” vai entrevistar produtores, empresários, jornalistas e apresentadores de programas importantes da época em que grandes hits estouraram no Brasil – saiba mais sobre o podcast aqui.
Deezer no Brasil
A Deezer é uma plataforma de streaming francesa que tem operações no Brasil, em escritório próprio. O diretor de conteúdo da empresa explicou que se trata de um braço da empresa na França, mas que hoje tem autonomia para se desenvolver no Brasil de maneira independente.
“A gente segue um escopo comum, mas a gente adapta isso para a realidade do Brasil também”, conta. Ele explica que há uma necessidade em tornar a operação da empresa o mais local possível, “se não fica uma coisa global, que não conversa com as pessoas daqui”.
A Deezer foi lançada no Brasil em 2013, tendo os podcasts chegado há cerca de quatro anos, e hoje está disponível para usuários de 180 países no mundo.