No último dia 13 foi lançado o novo podcast original Deezer “Depois daquele hit”. O podcast é apresentado por Zeca Camargo e investiga a realidade dos artistas brasileiros que, após estourarem nas paradas com um grande hit, não conseguiram repetir o sucesso, e conquistaram o infeliz título de “one hit wonder”. (CONFIRA O PODCAST NO FIM DA PÁGINA)
Em entrevista ao Castnews, Zeca Camargo e a Laura Capanema, gerente de podcasts e audiobooks na Deezer, comentaram alguns pontos da produção desse podcast. Essa já não é a primeira parceria entre a empresa e o apresentador. Zeca também comentou o que despertou o interesse pelo tema abordado e deu uma visão geral do que o ouvinte vai encontrar no conteúdo.
Produção do podcast
‘Depois daquele hit‘ foi desde sempre idealizado para o formato podcast. Segundo Zeca Camargo, a experiência do ouvinte lembrar da música e ouvir a história por trás cria uma conexão muito forte que só é possível no formato. “Eu acho até que é possível, a partir desse podcast, desenvolver para outras plataformas, inclusive de vídeo… mas essencialmente, porque a gente fala de música, essa foi a porta de entrada para esse assunto e ficou sensacional”, completou.
A produção do podcast durou aproximadamente um ano e Laura explicou os desafios e deu detalhes sobre o desenvolvimento do conteúdo. “Não só desses artistas, a gente também teve que ir atrás de pessoas relacionadas à carreira desses artistas, para que a gente pudesse contar melhor essas histórias”, disse.
Laura ainda destaca a complexidade da produção de um projeto documental. “Foi uma longa jornada de entrevistas, de buscas, depois ainda uma longa jornada de pós-produção, que para um podcast documental é um processo bem intenso… a gente precisa fazer uma costura inteligente, então exige bastante energia, fôlego e uma equipe afiada”.
Zeca também exalta a equipe de produção, que foi essencial para o que ele chamou de “caça ao tesouro” na busca por alguns artistas. Ele comentou que acreditavam que seria difícil pedir que as pessoas falassem sobre o assunto, mas que, no fim, “foi uma colaboração enorme”.
Além de desvendar os mistérios por trás desses hits de sucesso, o podcast também buscar inflar o trabalho que foi feito. “Descobrimos ao longo das entrevistas que eles têm muita saudade desse tempo e lembram com muito carinho dessa época de estrelato […] todas as entrevistas queriam aumentar o trabalho desses artistas… afinal de contas, eles tiveram, nem que fosse uma vez só, o dom muito especial de fazer um país inteiro cantar uma música”, afirmou o apresentador.
Depois daquele hit
O podcast aborda os bastidores e histórias inéditas de faixas inesquecíveis, hits fazem parte da memória afetiva de todo mundo que viveu os anos 1980, 1990 e início dos 2000. Além disso, vai ajudar a entender o que aconteceu na vida desses artistas e o que fez com que suas outras músicas não emplacassem.
“Mesmo que o processo pelo qual eles chegaram ao sucesso dessas músicas seja até hoje um mistério, uma das coisas que a gente queria desde o início da série é tentar descobrir se existe uma fórmula para o sucesso”, explicou Zeca.
O apresentador explica que o ouvinte vai, ao longo das conversas do podcast, buscar respostas que talvez ainda não existam. Contudo, vai poder conhecer histórias novas sobre hits antigos.
“Se vale o spoiler, eu já digo brincando que a gente não chega a conclusão nenhuma, o que é um convite para a gente fazer uma segunda temporada, mas ao mesmo tempo preserva esse mistério do pop”, finaliza.
Originais Deezer
A Deezer tem investido na produção de originais que se relacionam com os princípios da empresa. São várias as maneiras de desenvolvimento dos originais, segundo Laura Capanema.
Algumas produções nascem da maneira interna, sendo necessária a criação de uma equipe para absorver o projeto. Além disso, outras ideias podem surgir de fora da empresa. Existem dois caminhos possíveis para a segunda opção. Ou a Deezer compra a ideia do projeto e fica em posição de aprovação, ou a empresa internaliza o projeto e cria de maneira conjunta.
Laura explicou que para a produção de um original, o projeto precisa estar alinhado com as estratégias da empresa. “A gente tem apostado muito em projeto de música. Hoje é o que mais tem feito sentido pra gente. Todos os projetos que sejam criativos, interessantes o suficiente pra nós e que se conectem com a estratégia interna, a gente abraça”.