O “Palavra Alada”, um podcast sobre literatura, foi lançado neste domingo (13) nas principais plataformas de áudio. A direção e roteiro do podcast é de Flávia Guayer e a curadoria de Antônio Carlos Secchin.
Confira o primeiro episódio aqui
O conteúdo é apresentado pela atriz Drica Moraes, que está estreando no mundo dos podcasts. Em entrevista ao Castnews, Drica contou como está sendo a experiência e também falou sobre sua relação pessoal com esse mundo.
“Charme mestiço multicolorido e único”. É assim que a atriz define o projeto, isso porque apesar do tema ser muito direcionado e específico, outras questões colaboram para deixar o conteúdo leve e proveitoso.
“O ‘Palavra Alada’ traz um conteúdo didático, colocado da maneira mais coloquial possível. Há também trechos de obras, de poemas da época mais interpretados. E ainda um bate-papo com o escritor Luiz Carlos Secchin”, contou.
Sobre a participação no podcast, Drica contou que foi convidada pela diretora, mas também participou ativamente em decisões tomadas sobre o conteúdo. “Tive muito prazer em dar sugestões que foram bem acolhidas… O tom da fala do podcast foi desenvolvido coletivamente”.
Já em relação ao consumo da mídia, a atriz disse não ser consumidora voraz de podcasts, apesar de ter aqueles que são seus favoritos. “Acho que é uma experiência excelente para quem tem multitarefas, alto foco e curte ouvir bom conteúdo enquanto faz outra atividade”.
Podcast sobre literatura
A ideia do “Palavra Alada” surgiu de um desejo da diretora Flávia Guayer de criar um projeto multiplataforma sobre literatura brasileira. “É enriquecedor voltar no tempo e rever dinâmicas e conexões com o agora. Escrita, literatura e história caminham juntas. Estamos escrevendo o futuro”, diz.
O episódio de estreia se debruça sobre a primeira fase do modernismo, de 1922 a 1930. De acordo com a assessoria do podcast, a previsão é que mais dois episódios sejam lançados ainda neste ano. Próximos episódios correspondem às duas fases seguintes do movimento (entre 1930 e 1960).
Estrutura do podcast
Drica apresenta um panorama geral de como surgiu o modernismo no Brasil, isso primeira parte do roteiro. A Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, foi o marco inaugural do movimento.
Posteriormente, na segunda parte, a apresentadora convida Antônio Carlos Secchin para um bate-papo informal aprofundando fatos e curiosidades do período.
Assine a newsletter do Castnews. Nos vemos às terças e sexta na sua caixa de entrada 😀